Responsável pela organização do Campeonato Espanhol, a LaLiga fechou um acordo com o fundo de investimento CVC Capital Partners nesta quinta-feira (12). Quase todos clubes da primeira e segunda divisão da Espanha votaram a favor. Entretanto, quatro foram contrários ao acordo: Barcelona, Real Madrid e Athletic Bilbao, três dos principais clubes do país, além do Oviedo. O Barcelona usou o site oficial do clube para repudiar a decisão da LaLiga na tarde desta quinta-feira (12).

Imagem do Camp Nou, estádio do Barcelona, na Catalunha – Miguel Ruiz/FC Barcelona

Na teoria, o acordo entre a LaLiga e a CVC tem como objetivo melhorar a situação financeira dos clubes espanhóis. Na visão do Barcelona, apesar da ideia dos investidores em colocar cerca de 2,7 bilhões de euros  (R$ 16 bilhões) na competição para os próximos três anos, o acordo prejudicaria as receitas vindas dos direitos de transmissão ao longo prazo, pelo fato do vínculo ser de 50 anos.

Confira o comunicado oficial do Barcelona:

“O FC Barcelona participou na Assembleia da Liga de Futebol Profissional (LFP) em que foi exposto e posto em votação o acordo desta entidade com o CVC Central Partners, um fundo de investimento que entra como parceiro industrial da LaLiga.

O FC Barcelona, ​​representado pelo Diretor de Futebol, Mateu Alemany, posicionou-se contra o acordo, que, no último minuto, incorporou uma cláusula que estipula que os clubes que votaram contra manterão seus direitos intactos nas emissoras de televisão e não será obrigado a receber o aporte econômico que afetaria os próximos cinquenta anos de vida da entidade.

Recorde-se que tanto o Barça como o Real Madrid e o Athletic Club, os três clubes de Primeira Divisão que não assinaram o acordo, defendem o seu modelo de propriedade associativa e assembleia, com conselhos de administração eleitos pelos seus membros por mandatos limitados , motivos que reforçam o incómodo de aceitar hipotecas de capital – como a cessão de parte dos seus direitos televisivos – para o próximo meio século e mais, tendo também em conta a transformação e evolução contínua do mundo do futebol.”

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários