Leverkusen conquistou Bundesliga e DFB Pokal na temporada passada, além de ser vice na liga Europa
Leverkusen conquistou Bundesliga e DFB Pokal na temporada passada, além de ser vice na liga Europa - Foto: INA FASSBENDER/AFP via Getty Images

Sensação do futebol europeu na temporada 2023/2024, o Bayer Leverkusen trará as taças de campeão alemão e de campeão da Copa da Alemanha nesta semana. A equipe do interior da Alemanha também deixará em exposição a taça da Supercopa, conquistada já nesta temporada 2024/2025. Não coincidentemente, a viagem acontece durante a Data-Fifa, período em jogos na Europa.

O tour da taça – batizado de 2024 Trophy Tour Brazil – é a segunda viagem intercontinental oficial do clube neste ano e será liderada por Simon Rolfes, Diretor de Esportes do Bayer 04 Leverkusen, acompanhado por Kim Falkenberg, Chefe de Recrutamento.

Leverkusen conquistou Bundesliga e DFB Pokal na temporada passada, além de ser vice na liga Europa – Foto: INA FASSBENDER/AFP via Getty Images

Os dois executivos serão acompanhados em São Paulo pelo embaixador do Bayer e ídolo do futebol brasileiro, Paulo Sérgio. Em setembro, o CEO Fernando Carro representou o clube na primeira ação da taça em Nova York, nos Estados Unidos.

No Brasil, o Bayer  irá celebrar o sucesso histórico da última temporada com parceiros, torcedores e a comunidade do futebol brasileiro. Ao mesmo tempo, o atual campeão alemão, vencedor da DFB Pokal e da Supercopa, busca fortalecer ainda mais seus laços com os escritórios da Bayer ao redor do mundo e explorar oportunidades de negócios na região para os próximos anos.

A rica tradição de jogadores brasileiros no Leverkusen, incluindo o jovem zagueiro Arthur, de 21 anos, atual representante, destaca o enfoque latino-americano do Bayer.

“Há muitos grandes craques e personalidades brasileiras que contribuíram para o nosso clube ao longo das décadas, e estamos orgulhosos de ter o Arthur em nosso elenco, como parte dos três títulos conquistados na temporada passada. Os troféus que o Arthur ajudou a conquistar são troféus que ele ganhou para todos os brasileiros que já jogaram no Bayer 04. Estamos animados para representar nosso clube e a Bundesliga em nossa visita na próxima semana. A história dos jogadores do Bayer Leverkusen está profundamente ligada ao Brasil”, afirmou Rolfes.

Planejamento do Bayer

  • Uma recepção inicial na sede da Bayer Brasil em São Paulo e um evento especial “Noite dos Campeões Bayer” para convidados e parceiros.
  • Recepção formal para a delegação do Bayer 04 na Câmara de Comércio Alemã, junto com representantes de empresas alemãs no Brasil.
  • Clínica de futebol para crianças no Colégio Benjamin Constant, em São Paulo.
  • Estreia oficial no Brasil do documentário “Um Sonho Realizado”, coproduzido com a Prime Video sobre a temporada 2023-24 do Leverkusen, em evento no Goethe-Institut São Paulo, organização alemã para cultura e educação.
  • Primeiras discussões sobre um projeto de academia de futebol em São Paulo como uma iniciativa futura.
  • Diversas entrevistas e sessões de fotos ao longo da semana para Rolfes e Sérgio.

“Tenho muitas lembranças maravilhosas dos meus anos em Leverkusen. Embora minha geração não tenha conseguido conquistar o título da liga para o Leverkusen, todos nós que jogamos pelo Bayer 04 ficamos muito orgulhosos do que o time alcançou no ano passado. Tive a sorte de poder viajar para alguns jogos nesta primavera para testemunhar a temporada histórica. É ótimo poder compartilhar isso com os fãs no Brasil. É como uma segunda família”, comentou Paulo Sérgio, que jogou pelo clube de 1993 a 1997, com mais de 120 partidas.

História do Bayer

O brasileiro Tita foi o pioneiro no Bayer Leverkusen na temporada 1987/1988 após ser campeão no Flamengo e no Vasco. Em 1988, o atacante fez o gol do título da equipe alemã na Copa da UEFA numa decisão contra o Espanyol de Barcelona em plena Catalunha. Tita fez apenas 26 jogos e marcou 12 gols.

Já o brasileiro com mais jogos pelo Bayer Leverkusen é o lateral esquerdo Wendell com 250 partidas, depois dele vem o zagueiro pentacampeão Juan com 176 partidas, seguido por Zé Roberto e Paulo Sérgio com 150, e Renato Augusto com 126.

E por falar em títulos históricos, o da Bundesliga quebrou uma hegemonia de 11 anos do Bayern de Munique e tudo isso sem perder nenhum jogo!  O Bayer Leverkusen foi apenas o quinto clube alemão a conquistar a “dobradinha” nacional e se tornou o primeiro na história da Bundesliga a terminar a campanha da liga invicto.

A equipe de Xabi Alonso alcançou 51 jogos consecutivos sem derrotas em 2023-24, superando o recorde europeu anterior de 48 jogos, estabelecido pelo Benfica de Portugal entre 1963-65. A sequência foi interrompida apenas na final da Liga Europa em maio.

O Bayer 4 Leverkusen ainda conquistou a Supercopa em agosto, vencendo nos pênaltis contra o VfB Stuttgart, garantindo seu terceiro troféu em três meses. O título da DFB Pokal, conhecida como Copa da Alemanha, foi uma vitória por 1 a 0 sobre o Kaiserslautern.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Comentários