O Bayern anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (24/3)  a contratação do treinador Thomas Tuchel. Ele assume a vaga de Julian Nagelsmann, demitido nesta quinta-feira. Tuchel de 49 anos, ex-zagueiro sofrível, começou a carreira de técnico em 2009 no Mainz 05, mas ganhou fama quando comandou o Borussia Dortmund entre 2015 e 2017.  Considerado um dos melhores da nova geração, foi contratado em 2018 pelo PSG. Ganhou o francês, mas muitos desafetos no elenco. E a diretoria francesa o demitiu em 2021. Mas Tuchel logo acertou com o Chelsea. Levou o time ao título da Champions e do Mundial (em coima do Palmeiras). Porém, acabou demitido no ano passado. Desde então estava sem clube.

Thomas Tuchel estava no comando do Chelsea, mas acabou demitido. Porém, caiu para cima: comandará o Bayern – Photo by Andy Rain / POOL / AFP

Curiosamente, Tuchel fará a sua estreia no comando do Bayern enfrentanedo exatamente o Borussia Dortmund, no dia 1º de abril, pela 26ª rodada do Campeonato Alemão.  E será um jogo-chave. Os bávaros – que busca o 11º caneco nacional seguido –  têm 52 pontos. Estão um atrás do líder Dortmund.

Tuchel entra, mas Nagelsmann sai bem mais rico

Para dispensar o técnico e os três membros da comissão técnica, caso não exoista acordo, o Bayern terá de abrir a carteira. A multa contratual é de 30 milhões de euros (R$ 170 milhões).

Nagelsmann, estava no clube desde junho de 2021 e  demitido pela diretoria, pois esta se mostrava descontente com o futebol apresentado pela equipe. E a explicação veio em uma nota do CEO do Bayern, o ex-goleiro Oliver Kahn:

“Estávamos de convencidos de que seria um projeto a longo prazo. Era o objetivo de todos, mas chegamos à conclusão de que a qualidade, apesar de termos sido campeões na temporada passada e estarmos classificados na Champions, era cada vez menor. Depois da Copa do Mundo, o que vimos era um time atuando cada vez pior e de forma pouco atrativa. A inconstância colocava em jogo os nossos objetivos na temporada. Por isso, reagimos. Assim, pessoalmente e em nome do Bayern, desejamos ao Julian e sua equipe técnica o melhor para o futuro” .

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários