O ex-jogador Bebeto não conteve o choro ao receber uma homenagem do Vitória, da Bahia, clube que o revelou, em 1982, quando ele tinha 18 anos. Nascido em 16/2/1964 em Salvador,  José Roberto Gama de Oliveira saiu do Vitória para trilhar uma carreira de sucesso no Brasil e no exterior. Mas o tetracampeão brasileiro não esqueceu a origem.

“Não tenho palavras…”, disse Bebeto, emocionado, quando o presidente do clube, Fábio Rios Mota, anunciou a sua presença.

Em seguida, ele falou da alegria de estar de volta.

“Muita emoção, tudo começou aqui. É um prazer participar dessa homenagem e fazer parte dessa história.

Bebeto se emocionou com homenagem do Vitória, onde começou a carreira – Victor Ferreira/EC Vitória

Lembranças de Bebeto

Bebeto lembrou de ídolos da época em que ele frequentava o Vitória, incentivado pela família.

“Meu tio Valdir Garcia era conselheiro do clube e costumava me trazer para assistir aos treinos de um time que tinha o ataque com Osny, André Catimba e Mário Sérgio”.

As lembranças do passado fizeram com que Bebeto pedisse algo especial à direção do clube. Dessa forma, ela quis visitar o “perônio”, campo de treinamento de sua juventude. Ao chegar, ele constatou a diferença. Afinal, o local está completamente gramado. Além disso, a área também está pronta para a construção de mais campos que vão fazer parte da academia de futebol do clube.

O Vitória deu o nome de Bebeto à arquibancada do Centro de Treinamento – Victor Ferreira/EC Vitória

Aplaudido por todos que compareceram à homenagem, Bebeto cumprimentou jogadores jovens que estão começando uma carreira no futebol. Afinal, sua presença representa um incentivo. E sua memória também. O clube deu o nome dele ao campo 1 do Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura. Assim, uma placa mostra Bebeto, jovem, defendendo as cores do clube.

Carreira vitoriosa inclui troféu de Copa do Mundo

Bebeto teve 22 anos de carreira. Após deixar o Vitória, ele foi para o Flamengo, onde alcançou sucesso. Depois, também foi ídolo no arquirrival Vasco. No Brasil, Bebeto chegou a retornar ao Vitória duas vezes, em 1997 e 2001. E também jogou no Cruzeiro (MG) e no Botafogo (RJ). E o centroavante ainda defendeu clubes estrangeiros, passando pelo Deportivo de La Coruña e pelo Sevilha, na Espanha; Toros Neza, no México; Kashima Antlers, no Japão; e Al-Ittihad, na Arábia Saudita, seu último clube, em 2002.

Na Seleção Brasileira, Bebeto foi campeão mundial na Copa do Mundo de 1994 e vice em 1998. Assim, atuou em 77 jogos e fez 40 gols. Uma de suas marcas registradas era um voleio em que rebatia a bola, saltando de lado, e caindo no chão para marcar o gol.

Com um retrospecto tão vitorioso, Bebeto é exemplo para quem sonha com sucesso no campo. Assim, sua presença também emocionou os dirigentes do Vitória.

“Hoje é um dia de muita felicidade para todos nós. Estamos homenageando nosso ídolo, um grande torcedor rubro-negro e embaixador do clube”, disse o presidente Fábio Mota.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

 

 

 

 

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários