A Bélgica venceu a Finlândia por 2 a 0 nesta segunda-feira, em São Petersburgo e encerrou um longo tabu diante dos finlandeses. O goleiro Hradecky, contra, e o atacante Lukaku anotaram os gols da vitória belga, ambos convertidos no segundo tempo. A Bélgica não vencia a Finlândia desde 1968. Nos últimos 53 anos, foram sete jogos, com quatro vitórias finlandesas e três empates.

Com a vaga garantida para as oitavas de final, a Bélgica precisava apenas de um empate para se manter na liderança isolada do Grupo B, mas a vitória por 2 a 0 garantiu os 100% de aproveitamento para a seleção líder do ranking da Fifa, além de ajudar a Dinamarca a garantir a vaga na fase mata-mata, com a vice-liderança do Grupo B. Os dinamarqueses golearam a Rússia por 4 a 1 e avançaram com três pontos, devido ao saldo de gols.

Jogadores da Bélgica e Finlândia em disputa de bola na vitória belga por 2 a 0 – Anton Vaganov / AFP

O jogo

A Bélgica pressionou desde os minutos iniciais e o gol parecia questão de tempo. A Finlândia pouco assustava o gol de Courtois, mas se defendia muito bem com uma linha de cinco jogadores, sem dar espaços para a Bélgica. A primeira etapa terminou com o placar zerado.

Na volta do intervalo, a pressão belga aumentou ainda mais e o domínio do jogo era ainda mais evidente, mas os belgas desperdiçaram algumas chances de abrir o placar. Já a Finlândia utilizou os contra-ataques como principal válvula de escape e obrigou o goleiro Courtois a fazer uma grande defesa aos 16 minutos. A resposta da Bélgica foi rápida e Hazard, após bela jogada coletiva, fez o goleiro Hradecky evitar mais um gol. No lance seguinte, Lukaku chegou a balançar a rede aos 19 minutos, mas o gol foi corretamente anulado pelo VAR. Contudo, após cobrança de escanteio e um bate rebate na área, o goleiro Hradecky, que vinha sendo um dos destaques do jogo, marcou contra e abriu o placar para a Bélgica aos 28 minutos. A Finlândia sentiu o gol sofrido e, aos 35, Lukaku ampliou o marcador e garantiu os 100% de aproveitamento neste Grupo B da Eurocopa.

Jogadores da Bélgica comemoram o gol que abriu o placar na vitória por 2 a 0 sobre a Finlândia – Anatoly Maltsev / POOL / AFP

Comentários