-

O Benfica está nas quartas de final da Liga dos Campeões 2022/23. A vaga foi obtida nesta terça-feira (7/3) no Estádio da Luz, em Lisboa, na partida de volta das oitavas de final contra o Brugge/BEL. Diante de mais de 60 mil torcedores, os benfiquistas golearam impiedosamente 5 a 1: golaços de Rafa Silva e de Gonçalo Ramos no primeiro tempo; outro de Gonçalo Ramos, um de João Mário, de pênalti e, enfim, um do brasileiro David Neres na etapa final.  Meijer descontou. Assim, o time português, que também venceu na ida, 2 a 0, elimina os belgas e avança.

Veja aqui os jogos da Liga dos Campeões

Goncalo Ramos celebra o primeiro de seus dois gols para o Benfica na vitória sobre o Brugge. Enfim, as Águias estão nas quartas da Champions –  Gualter Fatia/Getty Images

Além da vitória, o Benfica embolsa mais 10,6 milhões de euros (R$ 56,5 milhões) por passar às quartas. Mas, mesmo eliminado, o Brugge não sai de bolso vazio: recebeu 9,6 milhões de euros (R$ 53 milhões) pela vaga às oitavas (mesma cota dos benfiquistas).

Baile do Benfica no primeiro tempo

O Benfica fez um primeiro tempo primoroso. Logo no primeiro minuto, João Mário completou de letra um passe da direita fazendo um gol sensacional. Porém, o VAR viu impedimento de Gonçalo Ramos no início do lance. Tento anulado. Pouco depois, Florentino recebeu de João Mário, mas perdeu um gol feito. Quase em seguida, João Mário chutou e o lateral Meijer salvou na linha.

O Brugge era massacrado. Mas o gol só veio aos 37 minutos. João Mário iniciou um contra-ataque e deu para Gonçalo Ramos, que cruzou. Rafa Silva matou a bola, tirou dois marcadores e bateu de chapa. Gol sensacional. Nos acréscimos, Gonçalo Ramos recebeu na área, cortou três marcadores e fez o 2 a 0. Tão fantástico quanto o gol de Rafa.

E o baile continuou etapa final

A vaga estava assegurada para os portugueses. Afinal, o Brugge precisava fazer quatro gols para levar o jogo aos pênaltis, mas não tinha qualidade para isso. Para piorar, o Benfica não perdeu a pegada e, aos 11, ampliou com Gonçalo Ramos escorando cruzamento de Grimaldo.

teve tempo para mais dois gols e com “toque brzuca”. Aos 25, o lateral brasileiro Gilberto (ex-Botafogo, Vasco e Fluminense), aniversariante do dia (30 anos) e que entrara no segundo tempo, roubou uma bola na área e iria cruzá-la, mas sofreu pênalti de Sylla.  João Mário bateu e fez 4 a 0, o seu sexto gol na atual Champions. Aos 37, David Neres (outro brasileiro que entrou no segundo tempo) recebeu pela esquerda e bateu cruzado para fazer o quinto gol.

No fim, Meijer diminuiu para os belgas, em mais um belo gol no jogo, Pouco depois, o árbitro turco encerrou a partida. Festa para os mais de 60 mil na Luz. Mas com um detalhe, nas quartas do Benfica não terá Otamendi no jogo de ida: suspenso por amarelo. Enfim, a única notícia ruim numa note de festa.

BENFICA-POR  5X 1 BRUGGE-BEL

Oitavas de final da Liga dos Campeões – Jogo de volta
Data: 7/3/2023
Local: Estádio da Luz, Lisboa (POR)
BENFICA: Vlachodimos; Bah (Gilberto, aos 18′ do 2ºT), António Silva (Lucas Veríssimo, aos 44′ do 2ºT), Otamendi (Morato, aos 30′ do 2ºT) e Grimaldo; Florentino, Chiquinho (David Neres, aos 18′ do 2ºT), João Mário (João Neves, aos 30′ do 2ºT); Rafa Silva, Aursnes e Gonçalo Ramos. Técnico: Roger Schmidt
BRUGGE: Mignolet; Mata (Odoi, aos 18′ do 2ºT), Mechele e Sylla; Sowah (Nusa, aos 30′ do 2ºT), Buchanan, Nelson, Vanaken (Rits, aos 30′ do 2ºT) e Meijer; Yaremchuk (Jutgla, aos 17′ do 2ºT) e Lang (Onyedika, no Intervalo). Técnico: Scott Parker
Gols: Rafa Silva, aos 37′ do 1ºT (1-0); Gonçalo Ramos, aos 47′ do 1ºT (2-0); Gonçalo Ramos, aos 11′ do 2ºT (3-0); João Mário, de pênalti, aos 25′ do 2ºT (4-0); David Neres, aos 32′ do 2ºT (5-0); Meijer, aos 42′ do 2ºT (5-1)
Árbitro: Halil Umut Meler (TUR)
Auxiliares: Mustafa Emre Eyisoy e Cevdet Komurcuoglu (Ambos da Turquia)
VAR: Juan Martínez Munuera (ESP)
Cartões amarelos: Otamendi (BEN); Yaremchuk, Sylla, Lang, Meijer (BRU)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários