O atacante francês Karim Benzema, do Real Madrid, está processando o político e ativista Damien Rieu por difamação. Rieu pertence ao Reconquista, partido do jornalista Éric Zemmour, ultradireitista que concorreu à presidência da França em abril deste ano. Em 2020, ele publicou dois posts no Twitter que irritaram o jogador.

Post de Benzema com Imã Mamoune  repercutiu na extrema direita – Reprodução / Twitter

No primeiro, em 23/10/2020, Rieu postou uma foto de Benzema com o imã Nourdine Mamoune e escreveu:

“Interessante descobrir que Benzema frequenta o imã Nourdine Mamoune, que acaba de ser investigado. Espero que os tribunais se interessem pelo financiamento das mesquitas de Bron (região onde Benzema morou)”.

Nourdine foi investigado numa operação sobre o assassinato de Samuel Paty, mas não chegou a ser processado.

Ativista Rieu diz que Benzema passa “mensagem” em foto com gesto que se assemelha ao grupos extremistas – Reprodução / Twitter

O segundo post foi em 22/11/2020 e Rieu publicou uma imagem em que Benzema levanta o dedo indicador para o céu como expressão de fé. E colocou, junto, fotos de terroristas fazendo o mesmo gesto. Segundo especialistas, o Estado Islâmico tentou se apropriar desse tipo de gesto como símbolo da fé.  Rieu escreveu: “Acho que Benzema quer nos enviar uma mensagem”.

O advogado de Benzema, Sylvain Cormier, demonstrou indignação e disse que Damiel Rieu tenta alimentar um ódio ao equiparar Benzema a terroristas.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários