Sede do Fluminense e primeira casa da Seleção Brasileira, o Estádio de Laranjeiras completa 103 anos nesta quarta-feira (11). Inaugurado no dia 11 de maio de 1919, o estádio é considerado o berço do futebol brasileiro e foi fundamental para o futebol carioca na primeira metade do século XX, além de ser palco de importantes eventos culturais e políticos do país.

Veja as últimas notícias do Fluminense!

Berço do futebol brasileiro e primeira casa da Seleção Brasileira, Laranjeiras completa 103 anos neste dia 11 de maio de 2022 – Lucas Merçon/Fluminense FC

Fundado em 1902, o Fluminense adquiriu um terreno na Rua Pinheiro Machado, no mesmo ano, para construir a sua sede. O Campo da Rua Guanabara, como era conhecido, começou a receber jogos em 1904. Em 1914, já com uma arquibancada, o Estádio de Laranjeiras recebeu o primeiro jogo oficial da Seleção Brasileira: vitória por 2 a 0 sobre o Exeter City, da Inglaterra.

Em 1919, o Brasil foi escolhido como sede do Campeonato Sul-Americano (atual Copa América). O Fluminense ampliou o estádio para 18 mil lugares, cercando o campo com arquibancadas. Na competição, o Brasil enfrentou a Argentina pela primeira vez no país, e venceu por 3 a 0. A Seleção Brasileira conquistou o título da competição após derrotar o Uruguai na decisão.

Já em 1922, o Fluminense ampliou o estádio para 25 mil lugares para sediar os jogos Latino-Americanos, evento que celebrava o centenário da independência do Brasil. No mesmo ano, o estádio foi novamente palco do Campeonato Sul-Americano, e novamente a Seleção Brasileira conquistou o título da competição, desta vez sobre o Paraguai com vitória por 3 a 0.

A Seleção Brasileira nunca perdeu no Estádio de Laranjeiras. Ao todo, foram 18 jogos, 13 vitórias e cinco empates, com 51 gols marcados e apenas 16 sofridos. O Brasil também conquistou três títulos na sede do Fluminense. Além das duas conquistas do Campeonato Sul-Americano, a seleção também venceu a Copa Rio Branco, em 1931.

Em 1961, o Fluminense entrou em acordo com o Governo e teve parte do terreno desapropriado para a construção da duplicação da Rua Pinheiro Machado, que visava o escoamento do trânsito do túnel Santa Bárbara. Em troca, o Tricolor recebeu 50 mil cruzeiros mais o terreno na esquina das ruas Pinheiro Machado e Álvaro Chaves, onde hoje é o parquinho do clube.

Com a construção do Maracanã para a Copa do Mundo de 1950, o Fluminense começou a mandar jogos de menor porte nas Laranjeiras. O estádio perdeu ainda mais força após a demolição da arquibancada, em 1961. Entre 1970 e 1986, o estádio não recebeu nenhuma partida. Em 1986, o Tricolor voltou a sediar partidas no local.

O Fluminense disputou jogos em Laranjeiras até 2003. Ao todo, foram 859 partidas, 539 vitórias, 163 empates e 157 derrotas, com 2.142 gols marcados e 1.034 sofridos. O Tricolor conquistou 18 títulos na sua casa, com conquistas marcantes como o título carioca de 1919, contra o Flamengo, sendo esta a primeira decisão entre os rivais.

Laranjeiras recebeu a missa de inauguração do Cristo Redentor em 1931 – Lucas Merçon/Fluminense FC

Além de sediar eventos internacionais, jogos da Seleção Brasileira e do Fluminense, Laranjeiras também foi palco de eventos culturais e políticos. Em 1931, o local recebeu a missa de inauguração do Cristo Redentor. Já em 1942, graças a uma arrecadação dos sócios do clube, a Força Aérea Brasileira comprou um avião para participar do combate ao nazismo na 2ª Guerra Mundial.

Na década de 1970, o Fluminense também construiu uma forte relação com a banda Rolling Stones. O guitarrista Mick Taylor e o baterista Charlie Watts foram flagrados no Rio de Janeiro usando camisas do Fluminense. Em 1976, na capa de divulgação do single “Fool To Cry/Crazy Mama”, Ron Wood estava com a camisa do Tricolor. Por fim, em 1984, Mick Jagger usou o Salão Nobre para gravar o clipe da música “Lucky In Love”.

Em 1998, o Estádio de Laranjeiras foi tombado a nível estadual por Decreto-Lei de 11 de abril de 1969, que define os bens integrantes do patrimônio cultural. O tombamento definitivo só ocorreu em 2 dezembro de 1998, e pelo Município pelo Decreto em 2001, que cria a Área de Proteção do Ambiente e Cultura de Laranjeiras.

Atualmente, o Estádio de Laranjeiras recebe jogos das categorias de base e do futebol feminino. Devido ao atual estado de conservação, as arquibancadas superiores não são utilizadas nestas partidas. Desde 2016, quando passou a mandar seus treinos no CT Carlos Castilho, na Barra da Tijuca, o Fluminense realizou apenas dois treinos abertos à torcida na sua sede oficial.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários