O Corpo de Bombeiros e o Ministério Público do Rio de Janeiro organizaram, nesta sexta-feira (8), uma visita especial a São Januário. Os órgãos vistoriaram o estádio, como parte da análise do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), de olho na liberação da volta do público.

Aliás, a ideia das autoridades é conferir as condições dos dispositivos de segurança contra incêndio e pânico do local. Um procurador do MP também acompanhou a inspeção, em busca de mais detalhes para a decisão sobre o fim da interdição.

“É a construção consensual de um conjunto de ações que incrementarão ainda mais as condições atuais de segurança do estádio na realização dos eventos esportivos e na oferta de conforto a todos os expectadores torcedores”, disse o procurador de Justiça, Marcos Leal.

Vasco tenta volta do público em São Januário – Foto: Caio Almeida/Vasco

O objetivo do Cruz-Maltino é tentar extinguir o processo no MP e, portanto, permitir o retorno dos torcedores ao jogos. Afinal, um dos próximos compromissos dos cariocas em casa acontece justamente contra um adversário direto na luta para fugir da zona de rebaixamento: o Coritiba. A bola rola no dia 21 de setembro (quinta), às 19h.

Por sinal, o Vasco apresentou, na sede do Ministério Público, a proposta do TAC ao procurador-geral de Justiça, Dr. Luciano Mattos, chefe do órgão, para viabilizar a extinção do processo. Segundo o site “ge”, um novo encontro vai acontecer na semana que vem, com o objetivo de chegar a um desfecho sobre o assunto. Mas ambas as partes demonstram otimismo na definição positiva do caso.

MUDANÇAS PROPOSTAS EM SÃO JANUÁRIO

– Aumento do número de catracas
– Aumento do espaço útil no acesso às catracas
– Reconhecimento facial nas catracas (inicialmente, apenas algumas estariam com o sistema funcionando)
– Ajuste na abertura dos portões para o sentido da saída
– Revisão dos procedimentos de revista nos acessos de público, incluindo terceirizados
– Manutenção do perímetro de segurança até o escoamento total do público do Estádio
– Produção de material educativo a ser transmitido no som/telão com orientações sobre comportamento em casos de emergência
– Aumento do número de câmeras no interior do estádio

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários