O Borussia Dortmund fechou a contratação de Lerma, de 16 anos. O clube alemão chegou a um acordo com o Independiente del Valle pelo meio-campista. Os valores do negócio não foram revelados, mas há certeza que o promissor jogador passará a integrar o elenco do Aurinegro apenas na temporada 2026/27. Exatamente quando ele completar a maioridade, exigência imposta pela Fifa para transferências internacionais.

No Equador, entende-se que Lerma é uma das maiores joias do futebol local ao lado de Páez, outro jogador também recentemente negociado, mas com o Chelsea, da Inglaterra.

O diretor esportivo do Borussia Dortmund, Sebastian Kehl, comentou sobre o negócio e a expectativa com a chegada do meio-campista ao finalista da atual edição da Liga dos Campeões.

“Seguimos de perto o progresso de Justin durante muito tempo e mantemos uma estreita relação com ele e sua família. É um dos melhores talentos sul-americanos da sua geração, e estamos emocionados de contar com ele no Borussia Dortmund”, detalhou o dirigente dos Aurinegros.

Justin Lerma, meio-campista equatoriano, assina com o Borussia Dortmund – Foto: Divulgação/Borussia Dortmund

A trajetória de Justin começou nas categorias de base do Independiente del Valle. Mesmo ainda jovem, ele efetivamente integra a equipe sub-20 e já teve duas oportunidades no elenco principal. Até aqui são 65 minutos pelo time profissional. A sua estreia, aliás, ocorreu no empate em 1 a 1 com a Universidad Católica, pelo Campeonato Equatoriano, no mês passado. Na ocasião, ele ainda tinha 15 anos. Na segunda oportunidade, ele enfrentou o El Nacional e foi titular pela primeira vez, no último domingo (12).

Filosofia do Borussia Dortmund

O Borussia Dortmund tem o histórico de garimpar jovens talentosos pelo mundo, os lapidando e dando espaço para se desenvolverem no time profissional. Assim, se tornou uma equipe atrativa como porta de entrada para a Europa para muitos jogadores.

No caso do Independiente del Vale, a filosofia é de desenvolvimento de jovens atletas. O projeto está em crescimento, tem uma estrutura exemplar no Equador e na América do Sul, sendo já referência no continente. O clube já colhe frutos desse planejamento. Afinal, além de Lerma e Páez, em 2021, vendeu o volante Caicedo para o Brighton, da Inglaterra, quando este tinha 19 anos. Em seguida, no início desta temporada, o jogador se transferiu para o Chelsea.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook .

Comentários