O Botafogo e o Centrum, um dos patrocinadores do clube, anunciaram que o time vai entrar em campo diante do Vitória, na noite desta quarta-feira (30), em partida da oitava rodada da Série B, com um uniforme em apoio à causa do orgulho LGBTQIA+. O dia é internacionalmente comemorado em 28/6, que foi a última segunda-feira. Assim, o Bota seguiu os passos de Vasco, Flamengo e Fluminense, que fizeram ações afirmativas no último fim de semana.

A camisa terá a frase “amor é amor”, com as cores do arco-íris, símbolo mundial da comunidade LGBTQIA+. Outra atitude é a criação da primeira torcida organizada LGBTQIA+ do Botafogo. Entre outras ações, os integrantes irão estender uma faixa de 20 metros em todos os jogos do clube como mandante.

Além disso, a faixa de capitão, que na partida será usada pelo zagueiro Kanu, estará personalizada com as cores da bandeira LGBTQIA+. Já o backdrop utilizado na coletiva de imprensa e a arte oficial da escalação do Botafogo estarão repletos de mensagens alusivas à campanha, como “Amor”, “Orgulho”, “Diversidade”, “Respeito” e “Inclusão”.

“É papel do Botafogo, marca gigantesca do futebol mundial, dar visibilidade e apoio a uma luta tão significativa: o direito das pessoas amarem quem elas quiserem. Ninguém pode calar o amor de ninguém. Temos muito orgulho em abraçar a maior diversidade possível de botafoguenses”, afirmou Caio Araujo, Gerente de Negócios do Botafogo.

Leilão de camisas em prol da comunidade LGBTQIA+
Após a partida, camisas utilizadas em campo e autografadas pelo elenco serão leiloadas. Parte da renda obtida com a ação será revertida para um projeto que oferece acolhimento para jovens LGBTQIA+ que foram expulsos de suas casas, além de alimentação, auxílio em educação e empregabilidade, assistência social e suporte de saúde clínica e mental.

Botafogo terá camisa e adereços em homenagem ao dia do Orgulho LGBTQIA+ – Divulgação

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Comentários