O Botafogo não deve sofrer uma mudança radical no elenco que terminou 2022, ano que consolidou o retorno do Glorioso à elite do futebol brasileiro. Assim, a espinha dorsal do plantel deve ser mantida, com chegadas e saídas pontuais. Confira, na sequência, como o Mais Tradicional se movimenta no mercado para reforçar o plantel que disputa Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão. E o Carioca? Bom, o Estadual ficará a cargo de uma equipe B enquanto o time principal intensifica a pré-temporada (provavelmente, nos Estados Unidos).

Quem chegou no Botafogo?

MARLON FREITAS (confirmado) – O volante, ex-Atlético-GO, é o primeiro reforço do Botafogo para 2023. O jogador mantém acordo com o Glorioso desde o ano passado, quando ainda disputava a Copa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro pelo Dragão.

Quem pode chegar?

SEGÓVIA – O zagueiro vai trocar o Independiente de Medellín (ECU) pelo Botafogo. Aliás, Faltam apenas os detalhes burocráticos para a confirmação da chegada do equatoriano. Ele vai assinar com o clube alvinegro por três anos. Cabe lembrar, no entanto, que terá de comer muito arroz com feijão. Afinal, a dupla Adryelson/Cuesta está extremamente estabilizada.

PINHO – Reserva no Benfica, o atacante brasileiro procura um clube para ter mais sequência de jogos, e o Botafogo surge como opção. As conversas se iniciaram recentemente. Revelado pelo Bangu e com algum destaque no Madureira, Rodrigo Pinho acumula passagens por clubes menores de Portugal antes de chegar aos Encarnados.

GUSTAVO – O Botafogo fez apenas sondagens pelo meia-atacante do Shabab Al Ahli, dos Emirados Árabes. Revelado pelo Sport, ele também está na mira do Bahia. O preço da fera é salgado: 5 milhões de dólares (cerca de R$ 26 milhões).

IGOR GOMES – Muito especulado no Botafogo, o meia ficou distante de General Severiano nos últimos dias. O Atlético tomou à frente nas negociações e já tem acordo com o São Paulo pelo articulador. Difícil de chegar.

Quem saiu do Botafogo?

SARAVIA – O primeiro jogador do elenco de 2022 a dizer adeus. Fora dos planos, o lateral-direito não renovou seu contrato de empréstimo e já até divulgou uma carta de despedida.

KANU – O zagueiro deve se apresentar ao Bahia nesta semana. O xerife defenderá o novo clube por duas temporadas com opção de compra ao fim do empréstimo. Para tirar o jogador em definitivo do Glorioso, o Esquadrão terá de bancar cerca de R$ 5 milhões.

Kanu perdeu espaço no Botafogo, portanto, será emprestado – Vitor Silva/Botafogo.

JÚNIOR SANTOS – O Botafogo não chegou a um acordo com o Sanfrecce Hiroshima, do Japão. Afinal, a intenção do clube brasileiro era assinar um novo empréstimo, possibilidade, no entanto, descartada pelos japoneses. O Alvinegro, então, jogou a toalha pelo atacante.

Quem volta de empréstimo

CHAY – O meia deixou o Botafogo na metade da temporada passada para participar da campanha do Cruzeiro, campeã da última Série B. Por lá, contudo, não convenceu. Tanto que a Raposa não fez esforço para mantê-lo. Está fora dos planos do Glorioso neste momento. Tem contrato até dezembro de 2024.

DIEGO LOUREIRO – Muito contestado no Botafogo, passou um tempo no Atlético-GO, onde encontrou Renan, ex-Botafogo, seu companheiro de posição. Rebaixado, o goleiro está de volta. Porém, não será aproveitado. Tem contrato até maio de 2024.

RONALD – Pouco utilizado no Botafogo, acabou disputando a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro pelo Novo Horizontino e sendo rebaixado. Outro que não ficará no Glorioso. Tem contrato somente até maio de 2023.

KLAUS – Emprestado ao Atlético-GO na última temporada, retorna ao Botafogo e, por ora, entra na lista de quem jogará o Carioquinha. Mas o zagueiro ainda pode pintar na lista de negociáveis.

Renovações em pauta

DOUGLAS BORGES – Terceiro goleiro com a chegada de Perri, ainda tem uma situação totalmente indefinida. Entretanto, pesa, a seu favor, o fato de Gatito Fernández estar lesionado.

CARLI – A ideia é oferecer ao experiente zagueiro mais um ano de contrato. O argentino tem 36 anos e hoje é considerado um líder no plantel. No entanto, ainda não houve nenhum movimento da diretoria em direção ao jogador.

GATITO FERNÁNDEZ – Lesionado, o Botafogo planeja o seu retorno para março. Jogador estrangeiro que mais vestiu a camisa do Mais Tradicional na história, ele terá o seu contrato renovado por mais duas temporadas.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários