Com a janela de transferências entrando nos últimos dias, o Botafogo está avançando na negociação com o atacante Tiquinho Soares, de 31 anos, atualmente no Olympiacos (GRE). O jogador é alvo da diretoria alvinegra e um acordo entre as partes ficou mais próximo com a eliminação da equipe grega na Liga dos Campeões da Europa. A demissão do técnico português Pedro Martins, que indicou o nome de Tiquinho para os gregos, é outro fator que pode pesar para que o negócio seja sacramentado. O atacante interessa ao projeto da SAF do Botafogo de contar com um atacante experiente e com rodagem internacional no elenco.

Tiquinho Soares já marcou 14 gols em 49 jogos pelo Olympiacos (FOTO: Louisa Gouliamaki/AFP)

Na Grécia, já há quem dê o negócio como quase certo. De acordo com o portal de notícias “Novasports”, as conversas dependem apenas de alguns detalhes para virar negócio oficial. O Botafogo estaria disposto a pagar 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 8 milhões) para contratar Tiquinho em definitivo, com um contrato até o fim de 2024. Atualmente, o brasileiro tem vínculo com os gregos até julho do mesmo ano. O Olympiacos vê a proposta com bons olhos e o atacante, já sondado pelo Glorioso, gostou do projeto.

Mas são outros dois fatores que podem fazer toda a diferença para que o acordo entre o Botafogo e Tiquinho Soares possa ser selado em breve: a necessidade de cortar custos por parte do Olympiacos e a troca no comando técnico da equipe. Nesta terça-feira (2), o clube de Atenas anunciou a demissão do técnico português Pedro Martins, que foi responsável pela chegada do brasileiro à Grécia. Eles trabalharam juntos no Vitória de Guimarães (POR) em 2016, altura em que Tiquinho se destacou e chegou ao Porto (POR), onde ficou três temporadas e meia.

A saída de Pedro Martins – que foi tricampeão grego pelo clube – fez o Olympiacos anunciar o técnico espanhol Carlos Corberán, que já estreia nesta quinta-feira, em jogo contra o Slovan Bratislava (EVQ), pela Liga Europa. Com os planos de Corberán sobre Tiquinho sendo ainda uma incógnita, o indício de uma nova era no clube pode antecipar o fim do ciclo de Soares na Grécia.

A participação na Liga Europa, aliás, é a última chance dos gregos de disputarem um torneio europeu na temporada. O Campeonato Grego começa no dia 17, dois dias depois do fechamento da janela brasileira de transferências. Este é o único ponto de resistência dos gregos para liberar Tiquinho para o Botafogo.

Principal acionista da SAF do Botafogo, o norte-americano John Textor chegou a comentar sobre a situação de Tiquinho, há duas semanas. Na altura, ele reconheceu que o momento do Olympiacos na Liga dos Campeões travava um pouco as conversas, mas também pontuou que o estilo de jogo e a rodagem do jogador agradavam a diretoria e que poderia haver avanços na negociação mais adiante:

“Eu sou fã do futebol dele, assim como todo mundo. Os donos dos clubes mantêm respeito entre si. O Olympiacos está em um momento importante agora, talvez nos próximos dias seja o momento certo para conversar sobre o jogador. Mas ele tem o perfil que estamos procurando”.

Pelo Olympiacos, Tiquinho Soares marcou 14 gols em 49 partidas. Na temporada 2021/22, ajudou seu time a conquistar o título de campeão grego com quatro rodadas de antecedência. Já na atual temporada, ele esteve em campo nos dois jogos contra o Maccabi Haifa (ISR), que selaram a eliminação dos gregos da Champions. Sua escalação para o jogo desta quinta ainda não é uma certeza, mas um termômetro importante para aproximá-lo de vez do Botafogo.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Comentários