Não está fácil a vida do torcedor Botafoguense nesta temporada. Somando a eliminação da Copa do Brasil para o Cuiabá, o clube carioca já chega aos sete jogos sem vitória no ano. No Campeonato Brasileiro, além da vice-lanterna deixada de presente pelo Red Bull Bragantino na derrota desta segunda-feira, já são cinco jogos sem triunfo e os cinco próximos não são nem um pouco animadores.

Com a última vitória tendo sido apenas no começo de outubro, o time já completou um mês sem sair vitorioso de campo. A partida em questão foi contra o Sport, na Ilha do Retiro, pela 15ªrodada do Brasileirão. Desde então, foram cinco jogos sem vencer: derrotas para Grêmio (3×1, fora), Bahia (1×0, fora) e Red Bull Bragantino (2×1, casa); e empates contra o Goiás (0x0, casa) e Ceará (2×2, casa). Ou seja: em seus domínios, dos últimos nove pontos possíveis, somou apenas dois.

Botafogo x Bragantino 16/11/2020 - Thiago Ribeiro
Kalou disputa bola com goleiro do Red Bull. Foto: Thiago Ribeiro

E o pior pode estar por vir: após o duelo em casa contra o Fortaleza, no próximo domingo, o Botafogo encara de maneira consecutiva “apenas” os quatro primeiros colocados do campeonato (no dia desta publicação). O Glorioso viaja para enfrentar o Atlético-MG no Mineirão e volta para o Rio de Janeiro fazer o clássico contra o Flamengo. Depois nova viagem – desta vez para São Paulo enfrentar o time de Fernando Diniz, em duelo adiado da 18ª rodada. De SP para RS: vez de medir esforços contra ninguém menos que o Internacional, encerrando a sequência.

O lado positivo para o Botafogo é que são poucas as derrotas no campeonato e o time não faz péssimas partidas. A dupla de zaga, elogiada por comentaristas e torcedores, só sofreu mais do que dois gols em apenas dois jogos (Vasco e Grêmio). Porém, o que se vê no Glorioso é a falta de pontaria e calma para definir as chances em gol. Não à toa o time é recordista absoluto em número de empates: 11. Perdeu apenas seis, mesmo número de derrotas que o líder Atlético-MG possui, para se ter ideia.

Além disso, mesmo estando em 19º na tabela, está a apenas três pontos de sair da zona e tem um jogo a menos em relação a muitos candidatos ao descenso. Hora de reagir para o Botafogo.

Comentários