O Botafogo prevê que só deverá utilizar seu time principal no Campeonato Carioca de 2023 a partir de fevereiro. Com sua pré-temporada prevista para acontecer na segunda quinzena de janeiro, nos Estados Unidos, somente depois da volta dos titulares é que o Glorioso irá utilizá-los em partidas oficiais.

De acordo com o planejamento que está sendo traçado, o Botafogo pretende passar duas semanas nos EUA, realizando treinos e amistosos. Posteriormente, o elenco volta ao Brasil enquanto o time B já estará em plena disputa do Carioca. A possível estreia da equipe principal do Glorioso no Estadual pode acontecer na sétima ou oitava rodada da Taça Guanabara. Portanto, já na segunda metade da primeira fase.

Pré-temporada do Botafogo deve tomar últimas semanas de janeiro – Vítor Silva/Botafogo

Mas o Botafogo também precisa lidar com a possibilidade de uma punição por parte da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). O regulamento prevê sanções ao clube que, a partir da terceira rodada, não utilize seu time considerado principal sem ‘motivo aparente’. A punição seria financeira, com a perda da cota de direitos de transmissão de TV.

No entanto, como o clube não assinou o contrato de diretos de transmissão, a multa a ser paga seria equivalente à cota mínima de um dos grandes clubes, no caso, Flamengo ou Fluminense. Ao todo, o Fla receberá R$ 20 milhões pelo televisionamento do Estadual. Assim, a ausência do time principal poderia causar dores de cabeça ao Botafogo, fora de campo.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários