Neste domingo (13/11), na última rodada da Série A, um fato inusitado pode envolver Botafogo e América-MG na briga pela vaga à Libertadores-2023. Afinal, dependendo de alguns resultados nos jogos que envolvem os seis times que brigam pelas últimas três vagas em aberto para competição continental, o Glorioso e o Coelho podem terminar em oitavo lugar. Mas iguais em quase todos os critérios de desempate.
Estes são os jogos que, na última rodada do Brasileirão, neste domingo (às 16h, de Brasília), decidirão as três vagas que restam (Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo já estão garantidos na Liberta):
Athletico-PR x Botafogo
Santos x Fortaleza
América-MG x Atlético-GO
Corinthians x Atlético-MG
Goiás x São Paulo
No momento, esta é a pontuação dos times na briga pela Liberta
6º Athletico-PR – 55 pontos e 15 vitórias: saldo de -3
7º Atlético -MG – 55 pontos e 14 vitórias: saldo e 7
8º Botafogo – 53 pontos e 15 vitórias: saldo de 1
9º América-MG – 52 pontos e 15 vitórias: saldo de zero
10º Fortaleza – 52 pontos e 14 vitórias: saldo de 5
11º São Paulo – 51 pontos e 12 vitórias: saldo de 9
E tome empate para Botafogo e América-MG
Agora imagine este cenário: derrota do Botafogo para o Athletico e empate do América-MG com o Atlético-GO. E tropeços de Fortaleza e São Paulo.
Assim, Botafogo e América-MG terminarão com 53 pontos dividindo o oitavo lugar. Também estariam empatados em número de vitória (15), saldo de gols (zero). O próximo critério de desempate? Confronto direto. Foram dois empates. Aí as contas vão para o menor número de cartões vermelhos. No momento… empate em 5 a 5!
Nesse caso o critério seguinte para definir uma vaga na Pré-Libertadores-2023 seria o menor número de cartões amarelos. Mas aí o América-MG deve levar a melhor, pois teve 84 amarelados até o momento, contra 93 do Glorioso.
Então, para não ter problema, é bom que o Botafogo vença o Furacão e o Coelho derrote o Atlético-GO. Assim, ambos vão se classificar para a Libertadores. Enfim não vão depender de muita conta, com o Fogão na torcida para o América levar um vermelho a mais e o Coelhão focado em não levar cartão amarelo.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook
Comentários