O Botafogo tem em mãos, nesta reta decisiva da temporada, a situação de Luis Henrique para resolver já, de olho em 2024. Afinal, o jogador, cria das categorias de base do clube, pertence ao Olympique de Marselha, da França, e atua por empréstimo até dezembro. A diretoria tem interesse em mantê-lo para a próxima temporada, mas tudo depende das negociações com os franceses. Ao menos, já não é mais obrigatório efetuar a compra, já que o ponta esquerda não pode alcançar a meta estipulada em contrato.

Para isso, seria necessário que Luis Henrique atuasse em 50% da minutagem da equipe neste ano. Com as nove rodadas restantes para serem disputadas no Campeonato Brasileiro, o Alvinegro somará 71 partidas no ano, o equivalente a 6.390 minutos. Assim, ele precisaria terminar o calendário com metade do número em campo, o que daria 3.195 minutos. Caso isso ocorresse, os cariocas teriam de desembolar 6,5 milhões de euros (R$ 34,7 milhões na cotação atual) e garantiriam a contratação em definitivo.

Botafogo quer manter Luis Henrique no elenco para 2024 e precisa negociar com Olympique de Marselha – Foto: Vítor Silva/Botafogo

Por outro lado, gastar esta quantia, nesse momento, não é o desejo do Botafogo. Isso porque Luís Henrique acumula, até aqui, 2.278 minutos em 2023 com a camisa do líder da Série A. De olho em bater a meta estabelecida no acordo, ele necessitaria atuar por, pelo menos, mais 917 até dezembro. Algo que está fora de alcance, já que há apenas 900 a serem realizados no Brasileiro.

Queda da minutagem

Por sinal, o camisa 11 alternou bastante entre a titularidade e a reserva na atual edição do campeonato. Tanto é que, com a campanha meteórica na época de Luís Castro, não começou a competição na formação ofensiva principal e viu Victor Sá levar vantagem. Depois, com o bom rendimento, ganhou a posição no fim da passagem do “Mister” e acabou mantido da mesma forma por Claudio Caçapa, responsável por fazer a transição para a nova comissão técnica.

Porém, sob o comando de Bruno Lage, Luis Henrique não se firmou e ainda sofreu com uma lesão no ombro e outra muscular. Desde então, o ponta vem tendo menos tempo de jogo nos compromissos alvinegros, talvez até como modo de diminuir estrategicamente sua minutagem dentro das quatro linhas, evitando a necessidade de compra.

Após Lucio Flavio virar o interino e ser efetivado como técnico, os 11 iniciais do Glorioso passaram a reviver o esquema de Castro, no qual Luis Henrique aparecia ora de início, ora no banco. Atualmente, Sá segue mantido no setor, ao lado de Tiquinho e Júnior Santos.

Luis Henrique em ação pelo Botafogo no jogo contra o Corinthians – Foto: Vítor Silva/Botafogo

Botafogo x Palmeiras

Na sequência do Brasileiro, o Botafogo tem pela frente o confronto direto contra o Palmeiras, na briga pelo título. O Verdão é o vice-líder e está a seis pontos de distância dos cariocas, que possuem um jogo a menos – diante do Fortaleza, no Castelão, adiado pela CBF. Luis Henrique foi titular na derrota para o Cuiabá, mas deve dar lugar a Victor Sá, após este cumprir suspensão pelo terceiro amarelo. Assim, esta deve ser a única mudança na escalação que pega os paulistas, nesta quarta-feira (1), às 21h30, no Nilton Santos, pela 31ª rodada.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários