A partir desta terça-feira (25), Mané Garrincha está imortalizado na sede do Botafogo, em General Severiano. O clube inaugurou uma estátua do grande craque da história alvinegra, assim como um farol com a Estrela Solitária em seu topo. A série de inaugurações marcou também o pontapé inicial de um projeto do clube para a construção de um novo museu, que deve ficar pronto em 2025.

A estátua de Garrincha ganhou o nome de ‘O Drible de Um Anjo’ e tem o Mané trajado com as cores do Botafogo, mas com asas em suas costas. O apelido de ‘anjo das pernas tortas’, dado por Nelson Rodrigues, o acompanhou até o fim da vida, em 1983, aos 49 anos. As filhas do ídolo, Maria Cecília e Rosângela, ajudaram na solenidade de tirar o pano que cobria o monumento, assim como o presidente alvinegro, Durcesio Mello.

Estátua de Garrincha e farol botafoguense são novidades na sede – Foto: Reprodução

Logo em seguida, acendeu-se o ‘farol alvinegro’, chamado de ‘A Estrela Que Nos Conduz’. Um farol, de fato, ele tem 24 metros de altura, fica no jardim da sede e pode ser visto de diversas partes do bairro de Botafogo. Ídolos como Carlos Roberto, Nilson Dias e Moreira participaram, também, deste momento.

As solenidades serviram como lançamento do projeto de um novo museu, sonho antigo da diretoria. A obra custará cerca de R$ 18 milhões e utilizará uma área de 1.500 m² em General Severiano. No próximo dia 12, aniversário do clube, o Botafogo abrirá uma campanha de financiamento coletivo para ajudar no pagamento das obras. A MUDE é a empresa que concebeu projeto das obras também da estátua de Garrincha. A obra é do arquiteto Daniel Brandimarte e do artista plástico Glauco Bernardi.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Botafogo F.R. (@botafogo)

Estátua de Garrincha com o farol alvinegro ao fundo – Foto: Divulgação/Botafogo

 

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários