Um batalhão de jogadores está deixando o Botafogo neste início de nova temporada. Afinal, muitas apostas do extinto projeto sub-23 seguem sob contrato, retornaram de empréstimo e foram negociados novamente. Além deles, nomes que já tiveram destaque pelo time principal também não ficam, abrindo caminho para uma pequena reformulação. Com isso, um total de 26 atletas podem sair.

A lista é grande e inclui vários que o torcedor provavelmente nunca ouviu falar. Mas, nos últimos dias, alguns chamaram mais a atenção. O Jogada10, então, preparou a lista completa, baseada em um levantamento recente do perfil “Canal do Medeiros”, no “X” (antigo Twittter).

Entre os jogadores estão o lateral/volante JP Galvão, que vai disputar o Paulistão pela Inter de Limeira, o zagueiro Philipe Sampaio, que fará o restante da temporada europeia pelo RWD Molembeek, da Bélgica, e mais outros “famosos”, como Oyama e Chay.

JP Galvão, Chay e Sampaio foram emprestados pelo clube – Foto: Vitor Silva/Botafogo

Emprestados pelo Botafogo nas últimas semanas:

Goleiros: Gabriel Toebe (Avenida-RS) e João Fernando (Boavista-RJ)
Laterais-direitos: JP Galvão (Inter de Limeira-SP) e Vitor Marinho (ABC-RN)
Lateral-esquerdo: Jefinho (Brasil-RS)
Zagueiros: Philipe Sampaio (RWD Molenbeek-BEL), Sousa (RWD Molenbeek-BEL) e Henrique Vermudt (Ferroviário-CE)
Meio-campo: Luís Oyama (Juventude-RS), Felipe Vieira (América-RN), Antônio Villa (América-RN), Witor Lessa (Náutico) e Juninho (Madureira)
Atacantes: Chay (Guarani), Sérgio (América-RN), Esquerdinha (América-RN), Dudu (Democrata-MG), Gabriel Conceição (Boavista-RJ), Vitinho (Ferroviário-CE) e Carlos Alberto (RWD Molenbeek)

Ainda devem sair, em breve, os seguintes nomes: o goleiro Diego Loureiro, que estava emprestado ao Atlético-GO; o zagueiro Reydson, ex-Resende; os volantes Breno, que defendeu o Ceará no segundo turno da Série B do Brasileirão, e Kayque, que teve curta passagem pelo Molenbeek; o atacante Emerson Urso, que jogou pelo Ituano e até está com a delegação alvinegra na pré-temporada, e o atacante Iago André. Todos, aliás, têm vínculos ativos com o Botafogo.

Newton, ex-Jacuipense, agradou e vai ficar no elenco principal do Botafogo em 2024 – Foto: Vítor Silva/Botafogo

Assim como outros jogadores que já estão emprestados desde o meio do ano passado. São eles: os zagueiros Menezes, Lucas Mezenga e Luis Segovia, o lateral Daniel Borges, e o meia-atacante Gustavo Sauer, que é tem mais chances de ser reaproveitado a partir de junho.

Alguns saíram, um foi comprado

Por outro lado, diversos jogadores já deixaram o clube, com o fim do contrato. São eles: os zagueiros Matheus Cabral e Espinosa, o lateral-esquerdo Eduardo, o lateral-direito Wallyson, o meia Darius Lewis, de Trinidad e Tobago, e o atacante colombiano Dylan Talero, que era uma aposta de John Textor, dono da SAF, e foi comparado na base a Cristiano Ronaldo.

Entre tantas saídas, o Glorioso comprou o volante Newton, que se destacou nos treinos no fim do ano passado e chegou a entrar na última rodada do Brasileirão. Ele pertencia a Jacuipense-BA. Já o atacante Erison, que estava no São Paulo, foi para o Kawasaki Frontale, do Japão. Por fim, o Lyon-FRA levou o goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson, destaques de 2023.

Do elenco profissional, por sinal, o Botafogo decidiu não renovar ou adquirir os direitos econômicos de Di Plácido, Gabriel Pires, Lucas Fernandes, Luis Henrique e Diego Costa.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários