O Botafogo volta aos treinos nesta sexta, após cinco dias de folga, de olho em mais uma marca para bater no Brasileirão. Caso vença o Cuiabá, fora de casa, na próxima quinta-feira, o time de Luís Castro vai superar o aproveitamento de todos os campeões da era dos pontos corridos. Ou seja, nenhum clube que conquistou a competição fez 27 dos 33 pontos possíveis, a partir da 11ª rodada (30% do total) ou ao fim dos 38 jogos.

Assim, o Glorioso alcancaria 82%, com nove vitórias, uma mais que o Corinthians de 2011, que também fez 27 em 33 pontos. Além deles, o Atlético de 2012 foi o único a chegar a 28 pontos a essa altura, mas ficou apenas com o vice-campeonato. Se considerarmos o aproveitamento final dos campeões, a melhor marca é a do Flamengo de 2019, com 78.4%, inferior do que o Botafogo atual.

Botafogo mostra ótima sintonia em campo e números muito expressivos – Foto: Vitor Silva/Botafogo

“Temos que ser muito pragmáticos na análise. Está tudo muito no começo. Não consigo fazer balanço do campeonato de forma tão precoce. Sei que tenho uma equipe que quer muito ganhar e isso é o que mais me interessa”, resumiu o técnico português, com os pés no chão, logo depois da vitória sobre o Fortaleza, no último sábado, no Nilton Santos.

Vencer fora de casa é desafio do Botafogo

A grande fase do Botafogo não é à toa. Já são quase 30 partidas nesta arrancada, com a largada das competições do segundo semestre. E todas as três derrotas (uma pela Copa do Brasil) deste período foram longe de casa. Ou seja, o Alvinegro tem sete vitórias em sete partidas no Rio de Janeiro. No Nilton Santos, só sofreu um gol, em abril, na estreia do Brasileirão, no 2 a 1 sobre o São Paulo. Entretanto, além da defesa, o setor ofensivo também tem sido efetivo. Afinal, o Alvinegro é o mais eficiente em finalizações, além de ter o artilheiro Tiquinho, com oito gols.

Por outro lado, anotar três pontos fora de seus domínios passou a ser um desafio para a equipe. Isso só ocorreu uma vez na competição nacional, contra o Bahia, há quase dois meses. Desta vez, são dois confrontos consecutivos na casa dos rivais: Cuiabá e o vice-líder Palmeiras.

De maneira justa, Luís Castro ganhou o prêmio simbólico de técnico do mês de maio da CBF, em eleição com jornalistas e analistas. O Mister dividiu os méritos com seus jogadores e staff geral do clube, além da própria torcida, cujo apoio vem sendo decisivo no Niltão.

“Receber todo ou qualquer prêmio do futebol é sempre um trabalho do grupo, não é um trabalho individual. É o trabalho de muitas pessoas ao longo do jogo, de muitos departamentos ao longo da semana. Eu compreendo centrar um prêmio para o treinador, mas ele tem que ser dividido com jogadores, departamentos, administração, torcida, todas essas unidades que são fundamentais numa família ambiciosa”, argumentou Castro, em entrevista nesta semana ao Podcast ‘FutCast’.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários