Fazendo uma boa campanha até o momento na Copa do Brasil 2020, o Botafogo precisa de uma vitória contra o Cuiabá, nesta terça-feira, para evitar a terceira eliminação consecutiva para times de fora da elite do futebol brasileiro na competição. Derrota inesperada por 1 a 0 em casa no jogo de ida. Sem alcançar as quartas de final desde 2017, o Alvinegro passou por eliminações traumatizantes nos últimos dois anos e quer mudar a história recente.

Em 2018, foi eliminado na estreia ao perder para o Aparecidense (GO), da Série D do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, foi a vez de um antigo fantasma rondar General Severiano pela Copa do Brasil. Mesmo disputando a terceira divisão em 2019, o Juventude, algoz na final de 1999, eliminou o time carioca na terceira fase do torneio ao empatar no Rio de Janeiro e vencer em Caxias do Sul. Curiosamente, o revés veio logo após o Bota ter eliminado o próprio Cuiabá, obstáculo da vez. No ano passado o time de Mato Grosso estava na terceira divisão. Hoje, é vice-líder da Série B.

Em 2017, o Botafogo deixou o Sport pelo caminho nas oitavas de final e se deparou contra o Atlético-MG nas quartas, na última vez que o Fogão alcançou esta fase. Na ocasião, a equipe carioca fez exatamente o que precisa nesta edição da Copa do Brasil: vencer o jogo da volta depois de perder na ida. Após ser derrotado por 1×0 em Belo Horizonte, o Alvinegro venceu no Rio por 3×0 e foi duelar contra o Flamengo por uma vaga na final. Melhor para o Rubro-Negro, que avançou após 1×0 no agregado. O Cruzeiro tornou-se campeão daquele ano.

Então, para o Botafogo voltar às quartas de final da Copa do Brasil, precisa se espelhar no time que alcançou este feito pela última vez e restaurar a paz em General Severiano.

Comentários