O Botafogo iniciou, nesta segunda-feira (18), uma série de homenagens a Garrincha, o maior ídolo do clube. A exaltação é pelo aniversário de 88 anos do Mané. De acordo com o Glorioso e seus familiares, ele nasceu no dia 18/10 de 1933, embora os documentos oficiais datem 28/10. Por isso, as celebrações vão durar 10 dias. Em nota oficial, o Alvinegro classificou Manoel Francisco dos Santos como o maior jogador de todos os tempos.
Em sua estratégia de Comunicação, o Botafogo vai reforçar esta mensagem resgatando momentos do ídolo, com a hashtag “#MaiorÉOMané”. O clube quer aproveitar a oportunidade para ganhar ainda mais seguidores, o que pode trazer mais patrocínios para as redes sociais.
A vida e a carreira
Ele nasceu em 1933, em Pau Grande, em Magé, no Rio de Janeiro. Ponta-direita de pernas tortas e dribles marcantes, ele jogou no Botafogo de 1953 a 1965. Sua estreia foi no Campeonato Carioca de 1953, quando marcou de pênalti o gol de empate com o Bonsucesso, que vencia por 2 a 1.
Após ser rejeitado no Vasco e no São Cristóvão, por causa de suas pernas e de um desvio na coluna lombar, Garrincha foi treinar no Botafogo. Em sua primeira jogada, pôs a bola entre as pernas do lendário Nilton Santos e acabou contratado a pedido do próprio lateral. Pelo Botafogo, disputou 612 partidas e marcou 245 gols.
Conquistou três Campeonatos Cariocas (57, 61 e 62) e dois Torneios Rio-São Paulo (62 e 64). Titular da Seleção Brasileira da Copa de 58, além de ter sido o principal responsável pela conquista do bicampeonato mundial no Chile (62), Garrincha detém até hoje a impressionante marca: perdeu só um dos 61 jogos que fez com a camisa do Brasil. Foram 17 gols.
Vítima de cirrose hepática, ele morreu no Rio de Janeiro, em 1983. Em 1998, foi escolhido, em votação de jornalistas do mundo inteiro, para a seleção de todos os tempos da Fifa. Garrincha jogou também por Corinthians, Portuguesa (RJ), Atlético Júnior(COL), Flamengo e Olaria.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários