Botafogo Samba Clube tinha o favoritismo para ser a campeã da Série Prata (Terceira Divisão) dos desfiles das Escolas de Samba do Rio.  Afinal, fez um belo desfile, que teve como enredo “Engenho de Dentro”, falando de negros escravos e do bairro onde fica o estádio do Botafogo e a sua quadra. Porém, nesta terça-feira (28/2), na apuração das notas, realizada no Parque de Madureira, ficou para trás e não conseguiu o acesso para a Série Ouro. Ficou apenas em quarto lugar no desfile de sexta-feira (25/2). Assim, não desfilará pela primeira vez em sua história na Marques de Sapucaí.

As escolas que subiram foram a Sereno de Campo Grande campeão do desfile de sábado e campeã geral), União de Maricá (campeã do desfile de sexta-feira) e  União do Parque Acari (melhor colocada entre as não-campeãs).

Botafogo Samba Clube bateu na trave. Ficou em terceiro lugar segundo dia de desfile da Série Prata, na Intendente Magalhães. Assim, não subiu para a Ouro. Com isso, a estreia na Sapucaí não será em 2024 Reprodução TV Alerj

Entenda o regulamento da Série Prata

A Série Prata-2023 contou com número grande de escolas. Foram 32, divididas em dois dias de desfile na passarela da Nova Intendente Magalhães. Assim, 16 se apresentaram no sexta-feira (24/2) e outras 16 no sábado (25/2).  Pelo regulamento, acesso apenas para as campeãs de cada dia, além da terceira colocada geral. E com seis rebaixadas (as três últimas de cada dia) para a Série Bronze. A seis rebaixadas foram: Acadêmicos do Peixe, Rosa de Ouro e Raça Rubro-Negra (desfile de sexta); Acadêmicos da Diversidade, União do Parque Curicica e Unidos de São Cristóvão (desfile de sábado).

Evolução tira Botafogo Samba Clube da briga

Nos primeiros quesitos, a Botafogo Samba Clube conseguiu manter-se entre as  líderes. Porém, perdeu pontos importantes, principalmente em evolução (0,7 décimos), ficando muito para trás e sem chance de brigar pelo acesso. Assim,  ficou apenas assistindo a briga entre Sereno de Campo Grande e Renascer de Jacarepaguá pelo primeiro lugar do desfile de sexta-feira.

União Cruz-Maltina se salva; Raça Rubro-Negra cai

Mas, se a Botafogo Samba Clube lamenta não subir à ouro, outra escola ligada a clube de futebol carioca, a Raça Rubro-Negra, amargou uma situação muito pior. Levou para o desfile um enredo afro (“Raízes De Uma Raça”), mas levou penalização por infringir itens do regulamento. Assim, começou com 2,7 pontos a menos. Com isso, não conseguiu recuperar-se e terminou em último lugar no desfile de sexta-feira. Está rebaixada para a Série Bronze.  A terceira escola da Série Prata ligada ao futebol é a União Cruz-Maltina. A agremiação teve o ex-massagista do Vasco e mito do clube, Pai Santana, como enredo. Fez desfile sem luxo e com muita dificuldade, mas cumpriu o  objetivo: se manteve na Série Prata.

Cubango, a favorita que quase caiu

A Série Prata teve 13 escolas penalizadas por infrações no regulamento.  Além da Raça Rubro-Negra, a escola que antes do desfile era cotada como a superfavorita foi quem mais sofreu com as punições e acabou caindo: a Cubango.  Uma das grandes de Niterói (ao lado da Viradouro, vice-campeã do Grupo Especial), a Cubango foi rebaixada na Série Ouro em 2022 e programou fazer o desfile mais grandioso e luxuoso da Série Prata. Porém, dois de seus (gigantescos) carros alegóricos quebraram durante a apresentação. Isso gerou grande buraco e estouro de 13 minutos no tempo de desfile.

A Cubango foi penalizada em 3,3 pontos. Assim, apesar de a Verde e Branco de Niterói obter muitas notas 10 em vários quesitos, conseguiu se salvar na última nota do último quesito (bateria), terminando em 13º no desfile de sábado, empatada com Acadêmicos da Diversidade, mas escapando, pois o desempate era exatamente na bateria.

Não deixe de aproveitar o bônus do galera.bet para fazer as suas apostas nos principais jogos no Brasil e no mundo

Outras séries

Também nesta terça-feira rolou, no Parque de Madureira, a apuração da Série Bronze (quarta divisão) e Grupo de Avaliação (quinta divisão). A Flamanguaça, ligada à organizada do Flamengo, foi a campeã da Bronze e subiu para a Série Prata. Na avaliação, a campeão foi a Alegria do Vilar.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários