Na última participação do Botafogo na Série A do Campeonato Brasileiro em 2021, o Glorioso foi derrotado por 2 a 1 para o Ceará, na Arena Castelão, e encerra a sua participação na elite do futebol brasileiro como último colocado, com 27 pontos. Ao todo foram 5 vitórias, 12 empates e 21 derrotas, nas 38 rodadas da competição. Com o fim do Brasileirão, o Glorioso coloca todas as suas atenções na disputa da próxima Série B, que contará com cinco campeões Brasileiros e o técnico Marcelo Chamusca terá muito trabalho pela frente.

O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira (3), pela disputa do Campeonato Carioca 2021 diante do Boavista, com horário a confirmar. O novo comandante do Glorioso poderá usar o Estadual como teste e preparação para tentar retornar à elite do futebol brasileiro em 2022.

Jogadores do Ceará comemoram vitória por 2 a 1 diante do Ceará – Foto: Felipe Santos / Ceará SC

 

 

O jogo

O Botafogo começou bem a partida, com saídas rápidas para o ataque e levou perigo ao gol do Ceará. Contudo, após cobrança de escanteio, o goleiro Diego Loureiro falhou e a bola sobrou para Pedro Naressi acertar um belo chute e abrir o placar. Com a vantagem, o Vozão passou a dominar o ritmo de jogo e manteve a pressão no ataque para tentar ampliar o resultado, mas as equipes foram para o vestiário com apenas 1 a 0 no marcador.

Na segunda etapa o técnico Lúcio Flávio colocou Matheus Nascimento no lugar de Cesinha e a equipe teve outra postura em campo. O Glorioso esteve mas incisivo no ataque e conseguiu um pênalti marcado pelo VAR após toque na mão do zagueiro do Ceará. Matheus Babi foi decisivo para converter a penalidade e empatar o jogo. Com tudo igual no placar, o duelo seguiu equilibrado e já nos minutos finais o Botafogo ficou com um jogador a mais após expulsão do zagueiro Klaus, do Vozão. Com a vantagem numérica, os meninos do Glorioso buscaram a virada, porém, já no último lance do jogo, Saulo Mineiro garantiu o triunfo do Ceará, mesmo com um jogador a menos.

Comentários