Foi difícil, foi de virada, foi na marra, mas o que importa é que o Botafogo venceu mais uma e está em vantagem para avançar às quartas de final da Copa Sul-Americana. Com gols de Hugo e Tiquinho Soares no segundo tempo, os cariocas fizeram 2 a 1 no Guaraní-PAR, no Nilton Santos, e podem empatar no jogo de volta, em Assunção. Um alívio para uma noite de pouca inspiração da equipe.

Em caso de vitória paraguaia por um gol de diferença, a disputa vai para os pênaltis. Antes de pensar nisso, porém, o Alvinegro enfrenta o Cruzeiro, domingo, fora de casa. Chance de alcançar 14 partidas de invencibilidade e chegar com ainda mais moral no duelo decisivo.

Hugo marcou o gol de empate do Guaraní-PAR, no Nilton Santos – Foto: Vitor Silva/Botafogo

Gol-relâmpago e má atuação do Botafogo

Mal deu tempo de a bola rolar, e o Guaraní abriu o placar, aos três minutos. Afinal, Benítez completou para o fundo das redes a jogada pela direita de Cáceres, ex-Vasco e Cruzeiro. A partir daí, os paraguaios fecharam um ferrolho, com os 11 atrás da intermediária. Além disso, aproveitaram-se da má atuação alvinegra, que abriu mão da agilidade na troca de passe ofensiva para insistir em cruzamentos.

Para se ter uma ideia, o primeiro chute a gol foi aos 36, quando Marlon Freitas, de longe, acertou o travessão. A torcida, aliás, até ensaiou vaias, algo inédito nos últimos quatro meses. Parte da noite abaixo da média se explica, porém, na escolha do time misto pelo técnico Bruno Lage

Mudanças funcionam e sai a virada

E o português, então, mexeu logo no intervalo, promovendo as entradas de Segovinha e de Tiquinho Soares. O Botafogo, assim, melhorou e criou mais chances, só que parou no goleiro Muñoz. Até que o lateral-esquerdo Hugo pegou o rebote e acertou um chutaço para igualar o placar, Com mais mudanças, o Glorioso seguiu com o domínio do jogo e desperdiçando um caminhão de oportunidades claras de gol.

Botafogo não teve boa atuação no primeiro tempo e só foi virar nos últimos minutos – Foto: Vitor Silva/Botafogo

Dessa forma, com o desgaste e a diminuição do ritmo nos minutos finais, a sensação é que o 1 a 1 estava de bom tamanho. Porém, aos 43, apareceu Júnior Santos, que fez grande jogada e foi derrubado na área – e aí é pênalti! Tiquinho, sempre ele, bateu no meio do gol, virou a partida, fez a festa da torcida e garantiu, ao menos, uma pequena vantagem para a partida de volta, em Assunção.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 1 GUARANÍ-PAR

Jogo de ida das oitavas da Copa Sul-Americana
Data:
02/8/2023
Estádio: Nilton Santos, Rio de Janeiro
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Richard Trinidad (URU) e Andres Nievas (URU)
VAR: Leodán González (URU)
GOLS: Benítez (3’do 1ºT), Hugo (19′ do 2ºT) e Tiquinho (44′ do 2ºT)
Cartões amarelos: Eduardo (Botafogo); Gil Romero, Darío Ríos e Martínez (Guaraní)
Cartão vermelho: –
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Di Placido, Adryelson (Philipe Sampaio – Intervalo), Victor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Lucas Fernandes 36’/2ºT) e Eduardo; Gustavo Sauer (Matías Segovia – intervalo), Janderson (Tiquinho Soares – intervalo) e Victor Sá (Júnior Santos 27’/2ºT) – Técnico: Bruno Lage.
GUARANÍ-PAR: Rodrigo Muñoz; Raúl Cáceres, Riveros, Salomoni e José Moya; Moreira (Martínez 32’/2ºT), Gil Romero e Darío Ríos; Néstor Camacho (Barceló 32’/2ºT), Santander e Romeo Benítez (Gallardo 19’/2ºT) – Técnico: Juan Pablo Pumpido.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários