Nada melhor do que vencer um clássico para amenizar uma crise. Essa oportunidade se dará neste sábado (5), quando Botafogo e Flamengo se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos, na busca para voltar aos trilhos. Os mandantes não vencem há sete jogos pelo Brasileirão (nove, se somar os dois jogos de oitavas de final da Copa do Brasil contra o Cuiabá), enquanto os rubro-negros ainda vivenciam a ressaca da eliminação na Copa Libertadores, na última terça (1º), para o Racing (ARG).

Em penúltimo no campeonato e já a seis pontos de deixar a zona do rebaixamento, cada rodada para o Botafogo é uma final. A partida promoverá a “reestreia” de Eduardo Barroca no comando do time. Não à beira do campo, é claro, visto que o treinador está em quarentena, recuperando-se da Covid-19. Mas a mentalidade já é vista em decisões quanto ao time que provavelmente vai a campo para o clássico. As voltas dos meias Honda e Bruno Nazário aos titulares, além da promoção aos relacionados do lateral Barrandeguy, do atacante Lucas Campos e do volante Cícero, podem ser uma motivação para o time sair de campo com os três pontos.

Na zaga, duas modificações obrigadas por conta de suspensão. O lateral-direito Kevin e o zagueiro Kanu levaram o terceiro cartão amarelo diante do Atlético-MG, na última rodada disputada pelo Glorioso na competição, e darão lugares a Marcinho e Rafael Forster, respectivamente. Outra mudança é o retorno de José Welison. O volante não pode participar do duelo contra o Galo por força de contrato (está emprestado pelo time mineiro ao Botafogo).

FLAMENGO

Para acabar de vez com a má fase após as eliminações na Copa do Brasil e Libertadores, o Flamengo terá uma sequência de três partidas no Rio de Janeiro, começando no clássico contra o Botafogo. Com um elenco muito superior tecnicamente ao do rival carioca, que vive uma crise dentro e fora de campo, o resultado positivo é fundamental para o time de Rogério Ceni recuperar a confiança e criar forças para brigar pelo título do Campeonato Brasileiro.

O Rubro-Negro é o atual terceiro colocado, com 39 pontos, cinco a menos que o líder São Paulo e a três do Atlético-MG, segundo. Para o clássico deste sábado, Rogério Ceni deve promover a volta do zagueiro Léo Pereira, para o lugar de Gustavo Henrique, que vinha sendo muito questionado pelos torcedores. Rodrigo Caio, expulso contra o Racing, é outro que deve ser titular (só cumpre suspensão na próxima partida com a chancela da Conmebol).

Outro reforço para o Rubro-Negro pode ficar por conta da volta do atacante Pedro, para atuar ao lado do ponta Bruno Henrique. O artilheiro Gabigol, que sequer participou das atividades com a equipe durante a semana, deve ser desfalque. A outra opção para a posição seria do atacante Vitinho, que vem jogando como titular nas ausências dos centroavantes.

BOTAFOGO X FLAMENGO

Data e hora: 05/12/2020, às 17h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Rafael Forster e Victor Luís; José Welison, Caio Alexandre e Honda; Rhuan, Bruno Nazário e Pedro Raul . Técnico: Felipe Lucena*

FLAMENGO: Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira (Thuler) e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Éverton Ribeiro e De Arrascaeta; Bruno Henrique e Pedro (Vitinho). Técnico: Rogério Ceni

Árbitro: Anderson Daronco (RS/FIFA)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS/FIFA) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Onde assistir: Premiere

*Técnico Eduardo Barroca está com Covid-19 e, por isso, será substituído por seu auxiliar

Comentários