Botafogo

Rebaixado, Botafogo vence o São Paulo, que se complica para ficar no G4

O Botafogo derrotou por 1 a 0 o São Paulo, nesta segunda-feira (22), no Estádio Nilton Santos, no encerramento da 37ª rodada do Brasileirão. O resultado não foi bom para o Tricolor, que, na quarta colocação com 63 pontos, desperdiçou  a chance de confirmar a vaga na fase de grupos da Libertadores. Na próxima quinta-feira (26), precisará vencer o Flamengo, no Morumbi, para assegurar vaga direta.

Já o Botafogo, mesmo rebaixado, lanterna da competição com 27 pontos, fez um bom jogo e voltou a triunfar depois de dois meses (a última vitória havia sido sobre o Coritiba, no dia 19/12). O time  poderia ter feito mais gols não fosse a noite inspirada do goleiro Tiago Volpi, que fez  defesas difíceis e evitou um placar mais elástico. Luciano ainda teve a chance de empatar, mas desperdiçou um pênalti no fim do jogo.

Matheus Babi é festejado após marcar o gol da vitória do Botafogo – Vitor Silva/Botafogo

O São Paulo começou o primeiro tempo com uma novidade no ataque. Após a saída de Brenner para o futebol americano,  Gonzalo Carneiro assumiu a titularidade com o técnico interino Marcos Vizolli. Sem o uruguaio contundido, o treinador optou pelo jovem Toró, formando o ataque com Luciano, deixando Pablo no banco. No Botafogo, já rebaixado para a Série B, com time um time formado por jovens oriundos da base, e sob os olhares do novo treinador Marcelo Chamusca, o bom meio Caio Alexandre foi a ausência com um desconforto muscular. Com a bola rolando, o Tricolor encontrava dificuldade para furar o bloqueio defensivo botafoguense.

A primeira boa chance foi do Glorioso aos 25 minutos, com Bruno Nazário acertando lindo passe dentro da área para a conclusão de Ênio, e boa defesa de Volpi. Com um meio de campo pouco criativo, quatro minutos depois, a coisa se complicou para os são-paulinos com a expulsão de Reinaldo, que matou um contra-ataque carioca ao agarrar Warley, que partia em direção ao gol adversário. O São Paulo só não foi para o intervalo perdendo por causa do goleiro Tiago Volpi, que nos últimos 15 minutos da etapa inicial realizou quatro grandes defesas em chutes de Warley, Ênio e Luiz Otávio.

Segundo tempo

O segundo tempo começou como terminou a etapa inicial. O Botafogo com um jogador a mais, colocou Matheus Babi no lugar de Kayque, tomava rápido a posse de bola, e saia em velocidade nos contra-ataques, principalmente pelo lado direito. Assim o Glorioso abriu o marcador, aos 13 minutos, com Warley acertando cruzamento preciso para a testada certeira de Matheus Babi. 1 a 0 Fogão. O São Paulo quase empatou quatro minutos depois em voleio de Gabriel Sara, depois de cruzamento de Léo.

O Tricolor foi para o tudo ou nada colocando Igor Vinícius e Galeano. Os cariocas continuaram sempre mais próximo do segundo gol, e Volpi seguia evitando um mal maior. A melhor chance do São Paulo aconteceu em um pênalti inexistente marcado pelo árbitro Braúlio da Silva Machado, aos 38, de Souza em Rojas. Luciano bateu para a defesa do goleiro Diego Loureiro. Vitória merecida do rebaixado Botafogo sobre um irregular São Paulo, que precisará pontuar contra o Flamengo, para não correr o risco de cair para a Pré-Libertadores.

BOTAFOGO 1 x 0 SÃO PAULO
37ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Data: 22/02/2021

Local: Estádio Nílton Santos, Rio de Janeiro (RJ)

BOTAFOGO: Diego Loureiro, Kevin, Marcelo Benevenuto, Sousa, Hugo; Kayque (Matheus Babi, a 1/2T), Luiz Otavio (Barrandeguy, aos 45/2T) e Warley; Bruno Nazário (Cesinha, aos 31/2T), Ênio e Rafael Navarro (Matheus Nascimento, aos . Técnico: Lucio Flavio.
SÃO PAULO: Tiago Volpi, Juanfran (Igor Vinícius, aos 19/2T), Arboleda, Bruno Alves (Hernanes, aos 30/2T) e Reinaldo; Luan, Igor Gomes (Rojas, aos 30/2T), Tchê Tchê e Gabriel Sara (Galeano, aos 19/2T); Luciano e Toró (Léo, aos 41/1T).  Técnico: Marcos Vizolli.

Gol: Matheus Babi (13/2º T)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (Fifa/SC) e Éder Alexandre (SC)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Navarro, Luiz Otávio, Bruno Nazário  (BOT) e Igor Gomes, Bruno Alves, Léo, Hernanes (SP)
Cartão Vermelho: Reinaldo (São Paulo)

Adriano Ferreira

Posts Recentes

Sem Cano e Marcelo, Fluminense divulga relacionados para jogo com o Bragantino

Após duas vitórias seguidas, o Fluminense mede forças com o Bragantino, às 11h (de Brasília),…

27 de julho de 2024

Borré marca no fim, e Inter arranca empate com o Bahia

Em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno, Bahia e Internacional…

27 de julho de 2024

Rony pede desculpas após derrota do Palmeiras em casa

O Palmeiras sofreu a segunda derrota consecutiva e viu a invencibilidade cair no Allianz Parque.…

27 de julho de 2024

Bolasie decide, e Criciúma bate o Juventude pelo Campeonato Brasileiro

Em um jogo bem disputado no Alfredo Jaconi, o Criciúma venceu o Juventude por 2…

27 de julho de 2024

Com reservas, Palmeiras perde para o Vitória e vê invencibilidade no Allianz cair

Após 9 meses e 20 jogos, o Palmeiras perdeu a invencibilidade no Allianz Parque em…

27 de julho de 2024

Ex-centroavante do Botafogo brilha e coloca o Peñarol na final

Tem ex-jogador do Botafogo se destacando pelo mundo. Afinal, neste sábado (27), quem teve a…

27 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!