Com o acesso à Série A muito bem encaminhado, o botafoguense faz contas para saber quando vai poder finalmente comemorar o retorno à elite. O Jogada10 responde: com os resultados dessa rodada, o Botafogo pode selar a vaga em menos de uma semana, na próxima quinta-feira (11), contra a Ponte Preta, em Campinas. O cenário não é tão simples, mas não é impossível de acontecer. Em resumo, o time comandado por Enderson Moreira precisa vencer seus dois jogos e secar CRB, Guarani e CSA.

Botafogo pode garantir o acesso na próxima quinta-feira – Vitor Silva/Botafogo

Explica-se: o Botafogo tem 59 pontos e está em segundo lugar, na 33ª rodada, a cinco jogos para o fim. O próximo  adversário é o Vasco, no domingo (7), às 16h, em São Januário. O rival carioca está em oitavo, com 47. Se o Glorioso vencer, chega aos 62 e o máximo que o Cruz-Maltino alcança seria 59. Ou seja, do Vasco para baixo nenhum time teria mais condições de tirar o Bota do G4.

Na próxima quinta-feira, o Botafogo precisa vencer a Ponte Preta, na casa do rival,  se quiser subir em menos de uma semana. A Macaca tem 38 pontos e luta contra a queda. Se o Bota também vencer em Campinas, chegaria, portanto, a 65.

Além de vencer, secar

Para subir em menos de uma semana, o Botafogo precisaria também que o quinto, o sexto e o sétimo lugar perdessem pontos nesse período. O CRB tem 54 pontos e pode somar até um ponto nesses dois próximos jogos. Assim, o máximo que o Galo alcançaria ao final das 38 rodadas são 64 pontos. Portanto menos do que os 65 do Bota.

O sexto lugar é o Guarani, com 52. Se somar até três pontos nesta semana, o máximo que ele pode alcançar ao fim das 38 rodadas seriam os mesmos 64 pontos do CRB. O sétimo colocado é o CSA, com 51. Os alagoanos precisariam fazer no máximo quatro pontos nesses dois próximos jogos. Assim, chegariam no máximo a 64.

64, o número mágico

Se chegar aos desejados 65 pontos, a tendência é que o Botafogo suba, seja nesta quinta-feira (11) ou nas três rodadas finais. Historicamente, o “número mágico” para o acesso é 64. Neste ano, o matemático Tristão Garcia, o mais respeitado no assunto, também crava 64 como o suficiente para subir. 

Subir e focar no título

A dois pontos do líder Coritiba, o Botafogo quer subir logo para jogar mais “leve” os últimos jogos da Série B e, quem sabe, também sair campeão. Bota e Coxa não se enfrentarão mais na competição. Portanto, para ser campeão, o Glorioso projeta vencer todos os seus cinco jogos restantes e torcer por um empate dos paranaenses. Hoje, ambos têm o mesmo número de vitórias (17). Assim, caso eles empatem em pontos, os cariocas seriam campeões.

Com 12 gols, o atacante Rafael Navarro é o destaque do Botafogo nesta Série B –  Vitor Silva/Botafogo

Próximos dois jogos do Botafogo e suas ameaças

Botafogo: 

Vasco x Botafogo – 7/11 – 16h

Ponte  Preta x Botafogo – 11/11 – 19h

CRB*

Ponte Preta x CRB – 7/11 – 20h30

CRB x Londrina – 10/11 – 19h

Guarani**

Vila Nova x Guarani – 7/11 – 18h15

Brasil de Pelotas x Guarani – 10/11 – 19h

CSA***

CSA x Remo – 5/11 – 17h

Avaí x CSA – 8/11 – 20h

*Precisa fazer no máximo um ponto

**Precisa fazer no máximo dois pontos

***Precisa fazer no máximo quatro pontos

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários