A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou nesta quarta-feira (09), em primeira discussão, o Projeto de Lei 1981/2020, que pode transformar o entorno do Estádio Nilton Santos, do Botafogo, no bairro de Engenho de Dentro (RJ), em um Polo Gastronômico, Cultural, Desportivo e de Lazer. Conforme a proposta, o Poder Executivo deverá apoiar a implementação do espaço, especialmente quanto à adequação do trânsito para veículos e pedestres; aumento das vagas para estacionamento; organização, delimitação e sinalização de treze vagas para food trucks; e instalação de sinalização vertical com indicação do polo.

Estádio Nilton Santos
O entorno do Engenhão ganharia uma movimentada área comercial  – Vitor Silva/Botafogo

Além disso, caberá à Prefeitura a organização da área de lazer; cessão gratuita dos espaços nos galpões da Praça do Trem para a prática esportiva; organização do comércio ambulante na rampa de acesso ao estádio; organização das atividades desenvolvidas por food trucks; e inclusão do polo no roteiro turístico oficial do Rio de Janeiro – Guia do Rio.

O autor do projeto é o vereador Rafael Aloísio Freitas (Cidadania), que lembra que o entorno do estádio, desde a obra de revitalização, se tornou uma das principais áreas de lazer do bairro.

“Tanto é que o projeto não aborda só a questão gastronômica, mas também a questão cultural, esportiva e de lazer, reconhecendo a importância que o estádio adquiriu para aquela região”, justificou o vereador.

 

Comentários