O torcedor do Botafogo vai aguardar mais um pouco para ver novamente o goleiro Gatito Fernández defendendo o gol alvinegro. O arqueiro paraguaio passará por uma artroscopia “para averiguação mais ampla de seu quadro”. Assim, o clube em nota oficial informou, neste domingo (23), sobre o quadro clínico do jogador, que não atua desde 23 de dezembro de 2020, no empate em 0 a 0 com o Vasco, que garantiu a classificação do Alvinegro para as oitavas de final da Copa do Brasil. Gatito vinha tratando um edema ósseo no joelho direito de maneira conservadora. Porém, a recuperação estagnou.

Gatito em ação pelo Botafogo no ano de 2020 – Vitor Silva/SSPress/Botafogo

“Após relatos de dores por parte do atleta e de avaliações da equipe médica dos novos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance, chegou-se ao consenso da necessidade do procedimento de forma imediata”, destaca a nota do clube.

Após o jogo contra o Vasco, o goleiro, que já reclamava de dores no joelho, ainda atuou pela seleção do Paraguai contra o Peru, no dia 8 de outubro. Na oportunidade, reclamou com os médicos da seleção no intervalo sobre as dores, foi medicado e terminou a partida. A situação criou um desconforto no Botafogo, que havia pedido a desconvocação do jogador, enviando um relatório clínico para a Federação Paraguaia de Futebol. O documento foi acompanhado com as imagens do edema ósseo.

O goleiro não participou do segundo jogo do Paraguai, no dia 13 de outubro, contra a Venezuela. Por ter pulado algumas etapas da recuperação, acredita-se que a lesão tenha se agravado. No início desse ano, o goleiro falou sobre o problema.

“Nunca explicaram para mim que a lesão era de muito cuidado. Não grave, mas de cuidado. Tanto que fui para a seleção e já me sentia bem. Me falaram no clube que tinha que ficar parado de 12 a 15 dias, o que eu já tinha feito. Fui para a seleção e, no aquecimento, voltei a sentir as dores que eu tinha. No intervalo, tomei injeção, porque no primeiro tempo a dor foi grande, como já tinha feito no Botafogo quando machuquei o punho em 2018”, destacou na época.

“Pode ter sido erro meu ter ido para a seleção, mas não sou médico, não sabia da gravidade da lesão. Jogador sempre quer jogar. Assim como já joguei várias vezes em vários clubes onde passei machucado, inclusive no Botafogo. Se eu soubesse da minha lesão, que poderia prejudicar a minha carreira, eu não me arriscaria a jogar um ou dois jogos pela seleção, sendo que perderia muito mais”, concluiu.

Apesar de o clube não ter anunciado a data do procedimento cirúrgico, acredita-se que a artroscopia deverá acontecer ainda nesta semana.

Gatito Fernández tem contrato com o Botafogo até o final de 2021. Clube e jogador falam em renovação. Porém, valores e tempo de contrato ainda não foram acertados.

Nota oficial do Botafogo – Gatito Fernández

“O goleiro Gatito Fernández, diagnosticado inicialmente com um edema ósseo no joelho direito, será submetido à artroscopia para averiguação mais ampla de seu quadro e consequente recuperação.

Gatito tratava da lesão no clube de forma conservadora e, após relatos de dores por parte do atleta e de avaliações da equipe médica dos novos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance, chegou-se ao consenso da necessidade do procedimento de forma imediata.

O atleta é assistido de perto pelo novos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance, reformulado no início da atual gestão, e por um médico externo pessoal, que conduz o caso desde janeiro”.

Comentários