Para desespero da sua torcida, o Botafogo, no Nilton Santos, na noite desta segunda-feira (13) , foi derrotado pelo Avaí por 1 a 0, bel gol de falta do lateral-direito Kelvin (ex-Bota) no fim do 1º tempo. O jogo, válido pela 11ª rodada da Série A do Brasileiro, significou o quarto fracasso seguido dos cariocas, que pararam nos 12 pontos, entrando na zona de rebaixamento. Não por acaso, os torcedores passaram o segundo tempo inteiro vaiando a equipe.

Veja aqui a tabela de classificação da Série A do Brasileiro

Erison tenta ganhar a disputa com o zagueiro do Avai, Raniele (de branco) –  Thiego Mattos

Para os catarinenses, alívio. O triunfo tirou o time do Z4. Os avaianos agora somam 14 pontos e ocupam a 10ª posição. No momento, os quatro que seriam rebaixados são: Botafogo, Cuiabá, Juventude e Fortaleza, com o Flamengo sendo o primeiro fora do Z4.

Primeiro tempo

O Botafogo teve boa postura inicial, construindo suas jogadas com Chay e Victor Sá. Mas o time, depois dos 15 minutos, baixou a marcação e deixou a bola com o Avai (com 57% de posse). Mas as melhores chances foram do Fogão. Duas de Chay, sendo a segunda em grande jogada iniciada com um calcanhar de Vinícius Lopes e cruzamento de Daniel Borges); e três com Erison, a melhor num passe de Victor Sá que o goleiro Douglas salvou.

Mas a verdade é que o time carioca não tinha boas soluções táticas, seus volantes (Tchê Tchê e Oyama) estavam mal. Não havia ligação meio-ataque. Já o Avaí apostou em chuveirinhos, mas chegou ao seu gol numa bola parada. Aos 46, Kevin cobrou falta da entrada da área com categoria, sem chance para Gatito: 1 a 0.

Segundo tempo

Luís Castro tentou. Tirou Tchê Tchê e colocou Del Piage. O time até apresentou alguma evolução, mas apenas nos primeiros minutos. Sem criatividade e errando muitos passes, o Botafogo só teve duas chances reais. Uma jogada individual de Erison que chutou e a bola passou raspando e outra com Hugo, num rebote de falta que o goleiro Vladimir (substituto de Douglas) espalmou.

Depois dos 25 minutos, nada deu certo para o Fogão contra um fechado Avaí. E nem mesmo a entrada de Matheus Nascimento (de volta da Seleção sub-20) deu certo.  E não adiantou a pressão nos cinco minutos finais. Mais uma derrota. A torcida chamou o time de sem vergonha, xingou o treinador  Luís  Castro e gritou Olé quando o Avaí tinha a bola.

BOTAFOGO 0 X 1 AVAÍ
11ª Rodada da Série B do Brasileiro
Data: 13/6/2022
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
BOTAFOGO: Gatito; Daniel Borges (Matheus Nascimento, aos 25′ do 2ºT) , Kanu, Cuesta e Hugo;  Oyama (Kayque, aos 10′ do 2ºT), Tchê Tchê (Del Piage, no intervalo), Chay e Vinícius Lopes; Erison e Victor Sá. Técnico: Luís Castro
AVAÍ: Douglas (Vladimir, no Intervalo); Kevin, Raniele, Arthur Chaves e Cortez; Jean Cleber (Lucas Ventura, aos 41′ do 2ºT), Bruno Silva, Eduardo (Matheus Galdezani, aos 31′ do 2ºT)  e Muriqui (Renato, aos 14′ do 2ºT); Bissoli e Pottker (Morato, aos 31′ do 2ºT)  Técnico: Eduardo Barroca
Gol: Kevin, aos 46′ do 1ºT (0-1)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Cartões amarelos:  Hugo, Del Piage, Erison (BOT); Raniele, Bruno Silva, Eduardo, Matheus Galdezani, Vladimir(AVA)
Cartão Vermelho: Bruno Silva (AVA, aos 50′ do 2ºT )

Comentários