Pressionado pelas vitórias de Atlético-GO e Bahia, concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento do Brasileiro, o Vasco entrou em campo precisando pontuar em Bragança Paulista nesta 31ª rodada. Porém, com uma péssima atuação nos dois tempos, o time acabou goleado pelo Red Bull Bragantino por 4 a 1 na noite desta quarta-feira (20). Claudinho (duas vezes), Ramires e Hurtado fizeram os gols do Massa Bruta, enquanto Gabriel Pec descontou. Com o triunfo em seus domínios, a equipe do interior paulista ganhou duas posições na tabela, pulando para o décimo lugar, com 41 pontos. O Cruz-Maltino caiu para 0 16º lugar, com 32, mesma pontuação de Bahia e Fortaleza, porém foi ultrapassado pelo Tricolor baiano no número de vitórias: 9 a 8. Para piorar, caso o outro Tricolor , o cearense, pontue nesta quinta diante do Santos, o Vasco retorna para o Z4 da competição.

Claudinho foi o melhor do jogo diante do Vasco – Reprodução de TV

Diante de um adversário que vem se destacando pela técnica e velocidade nas pontas, o técnico Vanderlei Luxemburgo já pensava na possibilidade de sacar Pikachu e reforçar o meio. A opção por Caio Lopes, porém, não surtiu efeito. Tanto que, com apenas 30 minutos, Luxa já havia remanejado três vezes os jogadores do meio-campo. Como o problema não foi resolvido, decidiu substituir Juninho (volante que atuava como um meia avançado) por Pikachu. Completamente dominado no primeiro tempo, o Cruz-Maltino marcava mal e não conseguia fazer a transição ofensiva. Forte pelo lado esquerdo, o Bragantino não demorou para abrir o placar. Aos 14, Claudinho recebeu de Edimar pela ponta e cruzou na medida para Eric Ramires, que não precisou sequer pular para completar de cabeça. A facilidade com a qual os comandados de Maurício Barbieri chegavam ao ataque era impressionante. O Vasco foi para o intervalo no lucro por ter sofrido apenas um gol.

Na etapa final, o Cruz-Maltino voltou melhor. Com as entradas de Carlinhos e Vinícius, o time passou a ser mais competitivo e apresentou mais volume de jogo, mesmo insistindo nos cruzamentos na área. Mas ainda era pouco, já que não conseguia criar ações ofensivas. Com alguns jogadores aparentando desgaste, em especial Léo Gil, o Bragantino voltou a atacar, com a bola passando sempre pelos pés de Claudinho. Aos 26, ele fez um golaço em jogada ensaiada. Em cobrança de falta pela direita, Artur cobrou na entrada da área e encontrou Claudinho livre para mandar um belo chute no ângulo: 2 a 0. A partir daí o Vasco foi para o tudo ou nada. Gabriel Pec, que entrou no lugar de Léo Matos, descontou aos 32, após rebote do goleiro Cleiton em chute de Carlinhos de fora da área. Quando o time carioca se animou e passou a exercer uma presença maior no campo de ataque, o Massa Bruta deu o golpe de misericórdia. Andrey tentou sair jogando na intermediária, mas acabou desarmado por Hurtado, que tocou para Claudinho chutar de fora da área, aos 40. A bola ainda desviou em Werley e enganou Fernando Miguel. Hurtado, nos acréscimos, transformou a vitória em goleada em Bragança Paulista.

RED BULL BRAGANTINO 4×1 VASCO

Data: 20/1, às 21h30 – Brasileirão – 31ª rodada
Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)

RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Fabrício Bruno e Edimar; Raul, Eric Ramires e Claudinho; Helinho (Cuello, aos 15′ do 2ºT), Artur e Ytalo (Hurtado, aos 16′ do 2ºT). Técnico: Maurício Barbieri.

VASCO: Fernando Miguel; Léo Matos (Gabriel Pec, aos 28′ do 2ºT), Werley, Leandro Castan e Neto Borges; Andrey, Léo Gil e Juninho (Pikachu, aos 29′ do 1ºT); Caio Lopes (Carlinhos, intervalo), Talles Magno (Vinícius, intervalo) e Germán Cano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gols: Eric Ramires, aos 14′ do 1ºT (1-0); Claudinho, aos 26′ do 2ºT (2-0); Gabriel Pec, aos 32′ do 2ºT (2-1); Claudinho, aos 40′ do 2ºT (3-1); Hurtado, aos 47′ do 2ºT (4-1).

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)
VAR: Roberto Perassi (SP)
Cartões amarelos: –
Cartões vermelhos:

Comentários