Copa do Mundo

‘Brasil da Europa’, Croácia estreia na Copa inspirada na Seleção

Por muitos anos, a Croácia recebeu o apelido de ‘Brasil da Europa’, devido a seu estilo de jogo ofensivo e jogadores individualmente talentosos. De fato, a Seleção serviu como inspiração para os croatas, que continuam tendo grande respeito pela Canarinho. Nesta quarta-feira (23), eles estreiam na Copa do Mundo contra o Marrocos grandemente influenciados pelo jogo brasileiro.

A bem da verdade, a Croácia herdou este apelido da antiga Iugoslávia, república socialista da qual ficou independente em 1991 e que se fragmentou em seguida. Muitos dos craques são de nacionalidade croata e fizeram sucesso já por seu país, posteriormente. É o caso de Prosinecki, Boban e Suker, que levaram a Croácia ao terceiro lugar na Copa de 1998.

Croácia de Modric respeita o Brasil e estreia nesta quarta (23) na Copa – Franck Fife/AFP

O respeito e a admiração pelo futebol brasileiro, de qualquer forma, permanecem através das décadas. A ponto do técnico Zlatko Dalic considerar que a Seleção Brasileira é a maior favorita ao título. Nada, no entanto, que tire o foco da busca por superar a marca do Mundial passado, quando a Croácia foi vice-campeã.

“Olhando todas as seleções, dá para ver o quanto o Brasil é forte. Eles têm jogadores nos clubes mais fortes da Europa e até muitos que jogam em grandes ligas perderam espaço. Pelo que vi da lista de convocados, o Brasil é o melhor time. Mas, há quatro anos, eles também estavam entre os favoritos e foram eliminados”, diz Dalic, antes de ressaltar o orgulho e a paixão de defender seu país:

“Eu poderia ser técnico do Brasil ou do Barcelona, mas treinar a Croácia será sempre meu trabalho favorito. Ainda fico triste por termos perdido a final de quatro anos atrás, porque queríamos ganhar. Mas se alguém nos oferecido para estar na final antes da Copa, todos teríamos aceitado”.

‘Torcida’ é compartilhada entre croatas e brasileiros

Apesar da diferença de tradição futebolística dos dois países, Croácia e Brasil têm muito em comum. O fanatismo e a paixão pelo jogo são marcas que já vêm de longa data. E a admiração dos croatas pelo futebol brasileiro é tamanha que um dos maiores grupos de torcedores do país tem justamente este nome: ‘Torcida’.

Em 1950, um grupo de marinheiros croatas estava no Brasil durante a Copa do Mundo, vencida pelo Uruguai. Quando voltaram à então Iugoslávia, fundaram a ‘Torcida’, uma organizada do Hajduk Split, um dos clubes mais populares da Croácia. Desde então, este grupo se estabeleceu como um dos mais apaixonados da Europa.

Além de acompanhar o Hajduk, a ‘Torcida’ também bate ponto frequentemente nos jogos da própria Croácia. Inclusive, em 2006, quando enfrentaram o Brasil em seu jogo de estreia na Copa do Mundo da Alemanha, jogo vencido pela Canarinho por 1 a 0. Desta vez, este pode ser o início de uma caminhada que coloque os dois países frente à frente pela primeira vez em um mata-mata de Mundial. Para os croatas, certamente um sonho.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Gabriel Andrezo

Posts Recentes

Dibu Martínez, nos pênaltis, garante a Argentina na semifinal da Copa América

A Argentina é a primeira semifinalista da Copa América-2024. Mas foi um drama. Digno de…

5 de julho de 2024

Brusque x Ponte Preta: onde assistir, escalações e arbitragem

Nesta sexta-feira (5), Brusque e Ponte Preta medem forças no estádio Dr. Hercilio Luz, pela…

5 de julho de 2024

Interino do Corinthians destaca união após vencer o Vitória em Itaquera

O Corinthians venceu o Vitória pelo placar de 3 a 2 no seu primeiro jogo…

4 de julho de 2024

Às vésperas de duelo pela Eurocopa, Mbappé se ‘derrete’ por Cristiano Ronaldo

O duelo entre Portugal e França nesta sexta-feira (5), às 16h (de Brasília), pelas quartas de final…

4 de julho de 2024

Gerson cita provocação de Paulinho, do Atlético, para motivar jogadores do Flamengo

Gerson foi responsável por mais um discurso motivacional antes de jogo do Flamengo contra o…

4 de julho de 2024

Eduardo Coudet enaltece empenho do Internacional mesmo com desfalques

O técnico Eduardo Coudet preferiu não lamentar o empate contra o Fluminense nesta quinta-feira (4)…

4 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!