Os ataques xenófobos e racistas contra o atcante Vinícius Júnior, do Real Madrid, em partida válida pelo Campeonato Espanhol, reforçaram a luta contra a discriminação. Brasil e Espanha, porém, sob o lema “Uma só pele”, vão se enfrentar num amistoso em março do ano que vem. O jogo, entretanto, faz parte de ações conjuntas entre as confederações dos dois países.

O amistoso, anunciado nesta segunda-feira (5), fará parte da primeira data Fifa de 2024, cuja partida será disputada entre os dias 18 e 26 de março. A CBF e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) ainda não decidiram data e local do confronto. Desde o episódio envolvendo Vinícius Jr, na última temporada da La Liga, as duas entidades, no entanto, uniram esforços para o combate ao racismo.

Vini Jr
Atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, protesta contra agressões racistas que sofreu na partida contra o Valencia no Estádio Mestalla em maio passado – Aitor Alcalde/Getty Images

O último confronto entre Brasil e Espanha, entretanto, ocorreu na decisão da Copa das Confederações de 2013, no Maracanã. Os brasileiros venceram por 3 a 0. No histórico de confrontos, entretanto, entre as duas seleções a Seleção Brasileira conquistou cinco vitórias. Sofreu apenas duas derrotas e empatou duas vezes.

CBF E FEDERAÇÃO ESPANHOLA UNEM ESFORÇOS

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, estreitaram contato. E que foram intensificados nas últimas semanas para o acerto do amistoso. No campo diplomático o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite, também entrou n o circuito para ajudar no combate à discriminação.

Depois de o caso ganhar repercussão mundial, no entanto, inclusive porque Vinícius Júnior foi expulso da partida, os dirigentes espanhóis temem que a onda racista macule a imagem do futebol da Espanha. A Real Federação Espanhola de Futebol, inclusive, criou a campanha “Racistas, fora do futebol”.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários