Nesta segunda-feira, no castigado gramado do Nilton Santos, pela semifinal da Copa América contra o Peru, o Brasil foi avassalador no primeiro tempo. Criou pelo menos sete grandes chances e saiu na frente com um gol de Lucas Paquetá. Porém, os peruanos cresceram, foram para cima na etapa final. Equilibraram o jogo e deram trabalho ao time de Tite.  Mas os brazucas seguraram o 1 a 0 no placar e estão em mais uma final de Copa América.

Brasileiros celebram o gol de Lucas Paquetá  – Lucas Figueiredo/CBF

Esta será a 21ª vez que o Brasil, atual campeão, decide a Copa América. E buscará o seu décimo título.

A decisão será contra o vencedor de Argentina x Colômbia, que vai ser disputado nesta terça-feira (6/7), no Mané Garrincha, em Brasília. Os argentinos não vencem a competição desde 1993; os colombianos ganharam uma vez, em 2001, e desde então jamais alcançaram a decisão.

Primeiro tempo

A Seleção sufocou o time peruano, que já entrou muito retrancado, com dois laterais que não avançavam, além de três zagueiros e dois volantes. O tempo inteiro na intermediária defensiva do Peru, o Brasil foi criando chances, tanto fora da área – em duas finalizações de Casemiro – como dentro da área, com Neymar (duas vezes), Richarlison e Paquetá. Em quatro desses lances, o goleiro Gallese fez defesas incríveis. De tanto tentar, o Brasil acabou chegando ao gol quando, numa ótima trama pela esquerda, Neymar recebeu de Richarlison, passou pela marcação dupla e cruzou para Paquetá marcar.

Segundo tempo

No segundo tempo, o Peru voltou ao esquema 4-4-2, com a entrada de um meia mais ofensivo, García, no lugar de um dos três zagueiros (Christian Ramos). Isso mudou o jogo, com o Brasil  sonolento, muito menos efusivo na frente. Os peruanos passaram a assustar, como nas finalizações de Lapadula e de García  que obrigaram Ederson a grandes defesas.

 

BRASIL 1X0 PERU – Semifinal da Copa América

Data/horário: 5/7/2021 – 20h.
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (BRA).

BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi (Militão, aos 39′ do 2ºT); Casemiro, Fred  (Fabinho, aos 39′ do 2ºT)e Lucas Paquetá (Douglas Luiz, aos 47′ do 2ºT); Everton Cebolinha (Everton Ribeiro, aos 25′ do 2ºT), Neymar e Richarlison (Vinicius Júnior, aos 39′ do 2ºT). Técnico: Tite.

PERU: Gallese; Corzo, Ramos (García, no Intervalo) , Santamaría Callens e Trauco (López, no Intervalo); Tapia (Tavara, aos 45′ do 2ºT),  Yotún e Peña; Cueva(Ormeño, aos 35′ do 2ºT) e Lapadula. Técnico: Ricardo Gareca.

Gols: Lucas Paquetá, aos 34′ do 1ºT (1-0)

Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Gabriel Chade e Ezequiel Brailovsky (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)

Cartões amarelos:  Vinicius Junior (BRA); Yotún (PER)

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Comentários