-

Na Arena da Amazônia, nesta quinta-feira,  com público muito reduzido (3.194 presentes), a Seleção feminina enfrentou a Índia, pelo Torneio Internacional de Manaus, um quadrangular que também conta com Venezuela e Chile. Um jogo histórico, pois marcou a despedida com a camisa da Amarelinha, da apoiadora Formiga, a jogadora recordista mundial de participações em Copas e Olimpíadas (sete, cada). A goleada era esperada e não deu outra: 6 a 1. Mas o que todos queriam era homenagear  a veterana.

O momento mais emocionante foi no fim da partida. A Rainha Marta, que não tinha se apresentado para o jogo pois cuidava de problemas particulares nos estados Unidos, apareceu de última hora para prestar homenagens à companheira de várias competições internacionais.

Formiga entra em campo na reta final do jogo com a Índia para a sua despedida com a camisa da Seleção  – Reprodução

Formiga estava emocionada. Aos 43 anos, pela primeira vez ela contou com a presença de sua mãe (dona Celeste) no estádio a acompanhando. Também chorou quando recebeu uma placa e os aplausos dos torcedores  e de toda a delegação brasileira. Mas ela começou no banco e só entrou aos 32 minutos do segundo tempo, quando a Seleção já vencia por 5  a 1 . Formiga entrou no lugar da capitã Debinha, recebeu a braçadeira de capitã e, diferentemente do esperado, não atuou como armadora, mas no ataque.

No jogo, o Brasil saiu na frente no primeiro minuto com Debinha. Mas levou o empate com Yadan. Ainda no primeiro tempo, Giovanna recolocou o Brasil na frente. Na etapa final, Ary Borges, Kerolin e Geyse ampliaram para 5 a 1. Aos 38, já com Formiga em campo, Ary Borges fez o sexto gol. Na reta final, Formiga bem que tentou fazer o seu gol. Não foi feliz nas duas chances que teve. Mas se despede da Seleção ostentando marcas que parecem impossíveis: 234 jogos, 7 Olimpíadas e 7 Copas do Mundo.

“Agradeço a todos pelo carinho e obrigado a todos que se empenharam para que isso acontecesse. E que continue dessa forma mesmo eu não estando dentro das quatro linhas. Mas continuarei retribuindo. E boa sorte às meninas que seguirão na Seleção”, disse Formiga agradecendo a sua mãe, sua mulher.

Mas um detalhe: foi despedida de Formiga da Seleção. Com a camisa do São Paulo ela segue arrebentando.

A competição
O Torneio Internacional de Manaus é disputado por quatro seleções: Brasil, Índia, Chile e Venezuela. Neste domingo, as brasileiras encaram a Venezuela e, na terça-feira, o Chile.

Comentários