João Pedro luta para superar marcação dupla colombiana
João Pedro luta para superar marcação dupla colombiana - Foto: Staff Images / CBF

O Brasil conheceu sua segunda derrota seguida sob o comando do técnico Fernando Diniz. Na noite desta quinta-feira (16/11), a equipe Canarinho não resistiu à pressão da Colômbia e perdeu de virada por 2 a 1 em Barranquilla, pela quinta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Gabriel Martinelli abriu o placar na primeira etapa. Mas Luis Díaz, em noite de gala, anotou os gols que garantiram o triunfo dos donos da casa no Estádio Metropolitano.

Com o resultado, o Brasil cai para a quinta posição, estacionado com sete pontos. Além disso, perde duas seguidas pela primeira vez nas Eliminatórias. Já os colombianos pulam para terceiro, com nove pontos, atrás de Argentina e Uruguai. O triunfo, aliás, foi o primeiro sobre os brasileiros na história da competição qualificatória.

ATUAÇÕES DA SELEÇÃO BRASILEIRA. CONFIRA!

João Pedro, que entrou no lugar de Vini Jr, luta para superar marcação colombiana. Mas sem sucesso – Foto: Staff Images / CBF

Vantagem brasileira. Só no placar

A Seleção teve começo avassalador, e Vini Jr perdeu grande chance logo de cara. Mas, no ataque seguinte, aos três minutos, foi dele a assistência para Gabriel Martinelli anotar pela primeira vez com a camisa brasileira e abrir o placar. O time, contudo, não manteve a intensidade e viu a Colômbia, a partir dos 15, dominar as ações. Em especial com a grande qualidade de James Rodríguez e as investidas de um inspirado Luis Díaz.

O atacante colombiano, aliás, levou grande perigo, obrigando o goleiro Alisson a trabalhar. André também salvou boa chance dos donos da casa. O empate, portanto, só não veio antes do intervalo porque ocorreram falhas em finalizações. Aos 26, Vini Jr sentiu dores na coxa direita e deu lugar a João Pedro. Com os laterais deixando a desejar, o Brasil só voltou a fazer alguma frente nos minutos finais.

Brasil desencaixado, e Luis Díaz decide

Os colombianos permaneceram em cima do Brasil na etapa final. Luis Díaz teve três boas chances antes de mudar o resultado da partida. Alisson continuou sendo exigido, e Raphinha acertou a trave em raro ataque brasileiro. Assim, a pressão caseira surtiu efeito, e a Colômbia empatou com Luis Díaz aos 29, após cruzamento na área.

A Seleção ainda sofreu um duro golpe em meio às entradas de Paulinho, Pepê, Endrick e Douglas Luiz, que não funcionaram. Quatro minutos depois do empate, Díaz completou cruzamento de James pela direita e virou o placar. O Brasil, desorganizado em campo, não encontrou forças para reagir.

Emoção do pai de Díaz na arquibancada

Uma semana após ser liberado de sequestro, o pai de Luis Díaz esteve presente na arquibancada do Metropolitano de Barranquilla. Aliás, ao ver os gols de seu filho, não conteve a emoção. O camisa 7 colombiano, companheiro de Alisson no Liverpool, recebeu um abraço do brasileiro após o apito final.

COLÔMBIA 2×1 BRASIL

5ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo 2026
Data e horário: 16/11/2023 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Metropolitano, em Barranquilla (COL)
Colômbia: Vargas; Muñoz, Lucumi, Davinson Sánchez e Deiver Machado (Asprilla, intervalo); Castaño (Lerma, 37’/2ºT), Mateus Uribe (Sinisterra, intervalo), Carrascal (Richard Ríos, 28’/2ºT) e James Rodríguez; Luis Díaz e Borré (Córdoba, 21’/2ºT). Técnico: Néstor Lorenzo.
Brasil: Alisson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Douglas Luiz, 35’/2ºT) e Renan Lodi (Pepê, 35’/2ºT); André e Bruno Guimarães; Raphinha (Endrick, 36’/2ºT), Rodrygo (Paulinho, 22’/2ºT), Vini Jr (João Pedro, 26’/1ºT) e Gabriel Martinelli. Técnico: Fernando Diniz
Gols: Gabriel Martinelli, 3’/1ºT (0-1); Luis Díaz, 29’/2ºT (1-1); Luis Díaz, 33’/2ºT (2-1).
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Nicolás Tarán (URU) e Martín Soppi (URU)
VAR: Leodán González (URU)
Cartões amarelos: Sánchez (COL); Renan Lodi, Pepê (BRA)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários