O Brasil, sem o craque Neymar, lesionado, é 100% nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Venceu, nesta terça-feira (17), o Uruguai no Estádio Centenário, em Montevidéu (URU), por 2 a 0 e lidera com quatro vitórias em quatro jogos, somando 12 pontos ganhos.
Atuando em casa e sem seu astro Suárez, por causa da covid-19, o Uruguai começou assustando. Logo aos quatro minutos, perdeu ótima chance, quando o atacante Darwin Núñez tabela com o meia De La Cruz e finaliza no travessão do goleiro Éderson. Seis minutos depois, o meia Nández, pela direita, faz cruzamento e o centroavante Cavani cabeceia por cima do gol.
A seleção uruguaia apertava a saída de bola do Brasil e levava dificuldade aos defensores brasileiros, que tinha que trocar passes rapidamente. Mas foi o time do técnico Tite que abriu o placar: aos 34 minutos, após uma boa jogada da direita, o atacante Gabriel Jesus toca para trás. O volante Arthur recebe e chuta. A bola bate na zaga e acaba no fundo do gol do goleiro Campaña. Foi o primeiro gol de Arthur com a camisa verde e amarela. A equipe brasileira foi tomando conta da partida e chegou ao segundo gol no fim do primeiro tempo. Aos 45 minutos, após cobrança curta, a bola vai para o lateral-esquerdo Renan Lodi, que levanta na área. O atacante Richarlison aparece entre os zagueiros e cabeceia no canto do goleiro para fazer 2 a 0. Aos 47, o zagueiro Godín teve a chance de diminuir, mas ele cabeceou no travessão.
O segundo tempo começou equilibrado. É que o Uruguai tentava tomar conta da partida para virar o resultado, mas esbarrava na falta de criatividade de seu meio de campo. E o técnico Óscar Tabarez fez modificações no setor. Sem resultado. O sistema de defensivo brasileiro funcionava bem. As coisas pioraram ainda mais para os uruguaios quando, aos 26 minutos, o artilheiro Cavani foi expulso por uma entrada em Richarlison. O VAR corrigiu o cartão amarelo dado inicialmente pelo árbitro Roberto Tobar. Mesmo assim, a Celeste conseguiu fazer um gol com Cáceres, aos 30 minutos, mas o VAR anulou, assinalando impedimento. Com um jogador a mais, o Brasil tocou a bola esperando a partida acabar.
URUGUAI 0 x 2 BRASIL
17/11/2020 – 4ª rodada – Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2022
Estádio Centenário, Montevidéu (URU) – portões fechados.
Uruguai: Campaña; Cáceres, Giménez, Godín e Oliveros; Torreira (Arambarri, aos 14 do 2T)), Bentancur (Brian Rodríguez, aos 14 do 2T), Nández e De La Cruz (Jonathan Rodríguez aos 25 do 2T); Cavani e Darwin Núñez. Técnico: Óscar Tabarez.
Brasil: Éderson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Douglas Luiz (Bruno Guimarães aos 47 do 2T), Arthur e Everton Ribeiro (Lucas Paquetá, ao 46 do 2T); Gabriel Jesus, Firmino e Richarlison (Everton Celobinha, aos 25 do 2T). Técnico: Tite.
Gol: Arthur (0-1, aos 34 do 1T), Richarlison (0-2, aos 45 do 1T)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile). Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Claudio Rios (Chile)
Árbitro de Vídeo: Cristian Garay (Chile).
Cartão Amarelo: Richarlison (Brasil) e Douglas Luiz (Brasil), Giménez (Uruguai), Nández (Uruguai), Jonathan Rodríguez (Uruguai), Cáceres (Uruguai) e Marquinhos (Brasil).
Cartão vermelho: Cavani (Uruguai)
Comentários