O Brasil vai em busca da medalha de ouro no futebol masculino pela terceira Olimpíada consecutiva. Atual campeão olímpico, a Seleção Brasileira defende o título contra a Espanha, neste sábado, às 8h30, em Yokohama.

A Seleção Brasileira foi vice-campeão em Londres-2012 e campeã na Rio-2016, além de bronze em Pequim-2008. Em 2020, no entanto, o desafio é maior que enfretar a Alemanha sub-23 pós-trauma do 7 a 1 em 2014: a Espanha tem seis jogadores que disputaram a Eurocopa.

Onde assistir

A TV Globo transmite a partida na TV aberta, enquanto o SporTV e a Bandsports transmite na TV por assinatura. O Globoplay transmite por streaming para os assinantes.

Como chega o Brasil

O Brasil está em mais uma final olímpica. Vice-campeão em 2012 e campeão em 2016, a Seleção Brasileira vai disputar a medalha de ouro pela terceira edição consecutiva dos Jogos Olímpicos. Em 2016, quando conquistou a inédita medalha de ouro, Neymar era o grande líder. Em Tóquio, o veterano Daniel Alves, de 38 anos, é o capitão da seleção e o responsável por liderar os jovens.

Para a decisão contra a Espanha, o Brasil deve ter força máxima. A grande dúvida do técnico André Jardine é no ataque. O atacante Matheus Cunha sofreu uma contratura muscular nas quartas de final, contra o Egito, e foi substituído por Paulinho. A seleção chega invicta com três vitórias e dois empates em cinco jogos. O técnico André Jardine exaltou a equipe.

“Os três jogadores acima da idade deram um peso à nossa equipe, um toque de experiência, de maturidade que nos faltava. Sofremos bastante no Pré-Olímpico especialmente com o sistema defensivo, que é onde carece de experiência. Normalmente, goleiros jovens jogam menos, zagueiros têm baixa minutagem, a experiência se vem com tempo, com jogos decisivos. Falar do trio, de Santos, Daniel Alves e Diego Carlos é falar de experiência, falar de jogadores firmados nos seus clubes, talvez nos auges da carreira”, disse o treinador.

O Brasil disputa a final do futebol masculino pela terceira Olimpíada consecutiva – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Como chega a Espanha

Com seis jogadores que disputaram a Eurocopa em junho deste ano, a Espanha chega embalada e invicta, com a mesma campanha do Brasil, na busca pela medalha de ouro. Assim como os brasileiros, os espanhóis buscam o segundo título olímpico. O último aconteceu em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona.

“Procuro passar tranquilidade para eles, jogaram com muita responsabilidade, mas sem pressão e estresse. Estão ansiando por esta partida com o Brasil, sabem que podem entrar para a história do futebol. Do outro lado, o Brasil tem uma equipe muito vertical, muito potente, com transições rápidas. Vamos ver qual versão prevalece”, disse o treinador.

No time titular, a Espanha conta com seis jogadores que disputaram a Eurocopa: o goleiro Unai Simon, os zagueiros Eric Garcia e Pau Torres, o meia Pedri e os atacantes Olmo, Oyazarbal e Asensio. Somente o último, revelação do Real Madrid nos últimos anos, é reserva atualmente. Na semifinal, o Rafa Mir se destacou com três gols e foi fundamental na vitória.

Asensio decidiu a vitória da Espanha na semifinal – Foto: AFP

BRASIL X ESPANHA  – Final do futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Data e horário: 7/8/2021, às 8h30

Local: Yokohama Internacional, em Yokohama (JAP)

Brasil: Santos; Daniel Alves, Nino, Diego Carlos e Guilherme Arana; Douglas Luiz, Bruno Guimarães, Claudinho e Antony; Matheus Cunha e Richarlison. Técnico: André Jardine.

Espanha: Unai Simón; Oscar Gil, Eric Garcia, Pau Torres e Cucurella; Zubimendi, Merino e Pedri; Olmo, Oyarzabal e Rafa Mir. Técnico: Luis de La Fuente.

Árbitro: Chris Beath (AUS)

Auxiliares: Anton Shchetinin (AUS) e George Lakrindis (AUS)

VAR: Abdulla Al-Marri (QAT)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários