Deu pro gasto. Assim é possível resumir a magra vitória da Seleção Brasileira sobre a Venezuela por 1 a 0, nesta sexta-feira (13), no Morumbi, pela terceira rodada das Eliminatórias para a Copa de 2022. Mostrando um futebol pobre, sem graça e com pouca objetividade, o Brasil só conseguiu superar a seleção Vinho Tinto, com um gol de Firmino no segundo tempo. Foi o 16º gol do atacante do Liverpool com a camisa verde e amarela, em 47 jogos. Com o triunfo, os brasileiros assumiram a liderança da competição com nove pontos. A seleção brasileira volta a campo na próxima terça-feira (17), contra o Uruguai, em Montevidéu.

BRAxVEN
Firmino marcou o gol da vitória sobre a Venezuela – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O primeiro tempo apresentou uma seleção brasileira sem criatividade e com poucas jogadas de infiltração. Apesar da superioridade na posse de bola sobre a Venezuela, o Brasil pouco ameaçou o gol de Fariñez. Os dois lances mais perigosos na primeira etapa aconteceram aos oito minutos, quando Richarlison balançou as redes no rebote do goleiro, mas o gol foi bem anulado pelo VAR. Aos 32, o atacante do Everton perdeu um gol inacreditável, sozinho na cara do gol, depois de uma escorada de cabeça de Gabriel Jesus. No mais, a equipe sentiu a ausência de Neymar, e apresentou um futebol bem burocrático na primeira etapa, sem objetividade, e com raros sustos ao adversário.

Na volta do intervalo, o técnico Tite optou pela entrada de Lucas Paquetá, no lugar de Douglas Luiz. Richarlison passou a jogar mais aberto pela direta, com Gabriel Jesus e Firmino centralizados. Everton Ribeiro atuando pelo lado esquerdo, não conseguia o mesmo rendimento do Flamengo, quando atua pelo lado direito. A Venezuela jogava tentando os contra-ataques com estocadas do santista Soteldo. Sem ser brilhante, o Brasil abriu o marcador com Firmino, aos 21 minutos, escorando no contrapé de Fariñez, uma cabeçada de Renan Lodi. Tentando dar um pouco mais ofensividade ao time na reta final, Tite colocou Pedro e Everton Cebolinha, nos lugares de Richarlison e Gabriel Jesus. As mexidas não surtiram o efeito desejado. A Venezuela pouco assustava, e o jogo terminou com a magra e morosa vitória brasileira.

BRASIL 1 x 0 VENEZUELA

11/11/2020 – 3ª rodada – Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2022
Estádio do Morumbi, São Paulo (SP) – portões fechados.
Brasil: Éderson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi (Alex Teles, aos 50 do 2T); Douglas Luiz (Paquetá, a 1 minuto do 2T), Allan e Everton Ribeiro; Gabriel Jesus (Everton Cebolinha, aos 30 do 2T), Firmino e Richarlison (Pedro, aos 30 do 2T). Técnico: Tite.
Venezuela: Fariñez, Feltscher (Del Pino Mago, aos 17 do 1T), Osorio, Ángel e Rosales (Alex Gonzáles, aos 19 do 2T); Moreno, Cásseres, Rincón e Soteldo (Otero, aos 19 do 2T); Machís (Savarino, aos 33 do 2T) e Rondón. Técnico: José Peseiro.
Gol: Firmino (1-0, aos 21 do 2T).
Árbitro: Juan Benítez (Paraguai). Assistentes: Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar (Paraguai).
Árbitro de Vídeo: Eber Aquino (Paraguai).
Cartão Amarelo:  Douglas Luiz (Brasil) e Cásseres, Machís, Rincón (Venezuela).

Comentários