O Porto derrotou o Bayer Leverkusen por 3 a 0, nesta quarta-feira (12/10), em plena Bay Arena, na Alemanha, pela 4ª rodada do Grupo B da Liga dos Campeões. Assim, foi a segunda vitória seguida dos portistas sobre o rival (em Portugal 2 a 0) e isso recolocou os Tripeiros na briga por uma vaga às oitavas. Afinal, o time foi aos 6 pontos, contra 4 do Atlético de Madrid e 3 do Leverkusen. O líder é o Brugge, que empatou com o Atlético, em Madrid, e com 10 pontos, já está classificado antecipadamente às oitavas.
A partida teve várias nuances. O Leverkusen não fez um mau jogo no primeiro tempo e teve um pênalti a seu favor quando o placar estava 1 a 0. Mas o goleiro Diogo Costa defendeu (como fez no jogo do turno). Diogo, inclusive, fez outras três ótimas defesas e deu a assistência para o primeiro gol, do brasileiro Galeno. Assim, ele se tornou o primeiro goleiro que, além de defender um pênalti, também deu uma assistência para gol, num único jogo, na história da Champions.
O maranhense também mandou bem. Ex-Grêmio Anápolis e Braga-POR, Galeno, além do gol, sofreu os dois pênaltis que resultaram nos outros dois gols dos portistas. Os outros tentos foram do iraniano Taremi, ambos de pênalti.
Diogo Costa, o cara do Porto no 1º tempo
O time português saiu na frente no primeiro bom ataque do jogo. Aos 6 minutos, o brasileiro Galeno recebeu um lançamento do goleito Diogo Costa, dominou, tirou dois marcadores e fez 1 a 0. Mas o Leverkusen era dominante no ataque e teve a chance de empate aos 16. Bakker foi derrubado por Uribe. O VAR confirmou a penalidade que Dermibay cobrou e Diogo Costa defendeu. Isso desnorteou o Leverkusen, que demorou a voltar ao jogo e quase levou um gol dos portistas, com Taremi. Aos 40, Adli fazendo um bonito gol, em chute cruzado. Mas o VAR anulou por impedimento.
Veio a etapa final e o Porto focou nos contra-ataques. Com total eficiência. Aos oito, Galeno foi derrubado na área. Taremi bateu e fez 2 a 0. Aos 19, Galeno sofreu pênalti. Taremi cobrou e marcou 3 a 0. O Leverkusen melhorou após a entrada de Paulinho (ex-Vasco), mas não teve força ofensiva para diminuir o placar.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários