Roberto Assaf

Caldeirão de gigante é o Maracanã

Há um cântico da torcida do Vasco, padrão desde a conquista da Libertadores, em 1998, que fala em “São Januário, meu caldeirão”. O estádio é sem dúvida uma joia rara. Muita gente tem inveja. Da sua história, da própria trajetória do clube, de suas raízes populares e da quantidade de participação em competições importantes e dos títulos conquistados. A propósito, o espaço é excelente para partidas contra adversários sem tradição para transformar jogo em clássico de grande apelo.

Nenê celebra com Getúlio, o gol vascaíno. Torcida do Cruz-Maltino deu show –  Daniel RAMALHO / CRVG

Sendo assim, o compromisso deste domingo, contra o Cruzeiro, provou definitivamente que gigante não tem que pensar pequeno, mas em aproveitar o que tem de melhor, e aqui no Rio de Janeiro é o Maracanã, para receber a maior quantidade possível de gente e proporcionar o grande espetáculo.

Sempre que se conta a história do Vasco há a lembrança de que o clube foi vítima de exclusão. E basta consultar as páginas dos jornais das primeiras décadas do Século XX para perceber que a narrativa é verdadeira. Curiosamente, o próprio Vasco, nos últimos tempos, tem contrariado a sua trajetória, limitando a presença de sua imensa torcida, norte-sul desse país, a pouco mais de 20 mil lugares em suas partidas, por insistir em ignorar o Maracanã.

Alguém dirá que existe um desentendimento com a dupla Fla-Flu, que administra o estádio, mas é fato que também faz parte do gigante enfrentar os rivais na mesma proporção, para mostrar que é igualmente integrante do pedaço. Ao superlotar o estádio, e confrontar os públicos de seus adversários mais próximos, o Vasco não só mostra o seu verdadeiro tamanho, como ainda se dá ao luxo de poupar São Januário para jogos nos quais enfrentará times do segundo escalão, e não importa a que divisão pertence a competição.

Aliás, a torcida do Vasco deixou evidente na tarde deste domingo que é muito maior do que dirigentes mesquinhos e picuinhas políticas que faz tempo assaltaram o clube, diminuindo de forma absurda a sua importância. De quebra, venceu por 1 a 0, deixando claro, para todos, inclusive em quem apela para caldeirão, que gigante ganha em qualquer cancha, contra adversário do mesmo porte, que a propósito, faz o mesmo em Belo Horizonte.

E quem ganha, de fato, é o futebol, que vê sua tradição de grandes espetáculos preservada.

*Este texto não reflete, necessariamente a opinião do Jogada10

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Paquetá destaca vitória do Brasil e explica erro em pênalti

Lucas Paquetá mostrou personalidade e, mesmo após errar pênalti no primeiro tempo da vitória do…

29 de junho de 2024

Vini Jr critica Conmebol após vitória do Brasil

Destaque da vitória do Brasil por 4 a 1 sobre o Paraguai, nesta sexta-feira, o…

29 de junho de 2024

Em meio à crise no Corinthians, gerente financeiro pede desligamento

Em meio à crise que vive nas últimas semanas, o Corinthians teve uma baixa fora…

29 de junho de 2024

Brasil vence Paraguai e encaminha classificação na Copa América

A Seleção Brasileira conquistou a primeira vitória pela Copa América. Nesta sexta-feira (28), o Brasil…

28 de junho de 2024

Mauricio faz primeiro treino no Palmeiras e analisa clássico: ‘Vou estar no Allianz Parque’

O Palmeiras segue seus preparativos para o clássico contra o Corinthians, que será na segunda-feira…

28 de junho de 2024

Ídolo da academia do Palmeiras, Dudu morre aos 84 anos

Um dos grandes nomes do Palmeiras durante o período da Academia de Futebol, Olegário Tolói…

28 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!