Vasco

Campanha irregular no Brasileiro mostra um Vasco falho em ‘matar’ jogos

No último domingo, o Vasco precisou superar suas limitações técnicas e um surto de Covid-19 em seu elenco para arrancar um empate com o São Paulo, que vinha de uma série de bons resultados. O ponto fora de casa havia tirado os cariocas da zona de rebaixamento do Brasileiro no domingo. Só que no complemento da 22ª rodada, na noite de segunda-feira, o Atlético-GO derrotou o Sport no Recife e devolveu o Cruz-Maltino para o Z4, agora no 17º lugar.

Clássico diante do Flamengo foi um dos jogos em que o Vasco abriu o placar e não conseguiu segurar a vantagem (Marcelo Cortes/Flamengo)

Mais uma vez figurando entre os quatro piores na classificação, pesa ao Vasco o fato de não ter conseguido “matar” os jogos nos quais consegue abrir o placar. Até o momento, inclusive, a equipe deixou de somar 15 pontos em partidas em que fez 1 a 0 e permitiu o empate ou a virada.

Ao atuar no 3-4-3 sem meias de origem no Morumbi, o time comandado por Ricardo Sá Pinto mostrou uma forte aplicação tática que compensou a ausência de Martín Benítez, principal homem de criação do meio-campo. O gol de Germán Cano logo aos 18 minutos diante de um adversário superior tecnicamente era o sinal de que o esquema podia dar resultado. Até que as limitações vieram à tona, com a falha de Jadson na saída de bola e o gol de Luciano poucos minutos depois.

Além de frustrar todo o esforço dos vascaínos em campo, o empate ao fim da partida evidenciou um grave problema. Em 21 jogos no Brasileirão, foram apenas seis vitórias. Das outras 15 vezes em que esteve em campo, em seis o Cruz-Maltino largou na frente, mas não confirmou os três pontos. Cedeu a igualdade no placar contra Red Bull Bragantino, Goiás e São Paulo, e levou a virada nos duelos diante de Atlético-GO, Atlético-MG e Flamengo.

Equilíbrio passa por Benítez

Desfalque nos dois últimos compromissos do time de São Januário – contra Fortaleza e São Paulo -, por ter testado positivo para a Covid-19, Benítez é peça-chave em campo na busca por equilíbrio entre os setores. O meia argentino atuou em 14 jogos no Brasileiro, sendo desfalque em sete. Sem a liderança do seu camisa 10 o Vasco ainda não venceu na competição e tem um aproveitamento de apenas 14%. Ele ficou fora nos empates com Red Bull Bragantino, Fortaleza e São Paulo, e nas derrotas para Atlético-GO, Coritiba, Bahia e Corinthians.

Para o duelo desta quinta-feira diante do Defensa y Justicia, na Argentina, pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Vasco ainda não poderá contar com o retorno do seu principal articulador. A expectativa é que o meia esteja de volta no duelo contra o Ceará pelo Brasileiro, na segunda-feira, em São Januário.

Felipe David

Posts Recentes

Vasco estreará em mais uma Arena; relembre estreias recentes

Ao entrar em campo, neste domingo (21), para enfrentar o Atlético-MG, pela 18ª rodada do…

21 de julho de 2024

Felipe Anderson credita vitória do Palmeiras a Weverton: ‘Tem muito mérito’

Após a derrota para o Botafogo, o Palmeiras deu rápida resposta para evitar um abalo.…

21 de julho de 2024

Abel exalta Palmeiras e crê em disputa de título acirrada: ‘Ano mais apertado’

O Palmeiras deu uma resposta rápida no Campeonato Brasileiro, com a vitória por 2 a…

21 de julho de 2024

Coronado não viaja para enfrentar Bahia e vira ‘dor de cabeça’ no Corinthians

Igor Coronado não viajou com a delegação do Corinthians para o jogo diante do Bahia,…

21 de julho de 2024

William condena arbitragem em revés do Cruzeiro: ‘Tivemos um gol mal anulado’

O Cruzeiro não conseguiu dar continuidade na sua sequência de três vitórias no Campeonato Brasileiro.…

21 de julho de 2024

Jogador do Huracán sofre entrada forte em clássico na Argentina

Os clássicos na Argentina costumam ser cercados de rivalidade, o embate entre Huracán e San…

20 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!