O Vasco teve laterais contestáveis nas últimas temporadas. Tanto pelas más gestões que passaram pelo clube, como pela escassez de boas opções tanto no mercado da bola. Em 2023 o Cruz-Maltino vem demonstrando que acertou nas escolhas. Isso porque os reforços que chegaram para a posição, principalmente Pumita Rodríguez e Lucas Piton, vêm dando conta do recado.

Luiz Carlos Winck durante sua passagem pelo Vasco – Wikimedia Commons

Por sinal, o ex-lateral-direito Luiz Carlos Wink, campeão brasileiro em 1989 pela equipe de São Januário, vê boas peças à disposição do técnico Maurício Barbieri.

“Acho que no momento com as quatro opções, o Vasco esteja bem servido nas funções, independentemente de serem atletas mais novos ou não. O mais importante é que eles tenham sequência e a confiança do treinador para poder desenvolver o melhor futebol no clube. O perfil da posição é de atletas mais ofensivos”, aponta o ex-jogador.

Raio-X dos laterais do Vasco

Lateral direita

O Jogada10, em sua segunda matéria especial sobre o elenco vascaíno para o Brasileirão, analisa as alternativas para as laterais. Na direita, ambos os jogadores foram contratados na atual janela de transferências. Puma custou aproximadamente R$ 10,4 milhões ao Cruz-Maltino. Apesar das altas cifras, o investimento vem sendo rapidamente compensado.

Puma em dividida com adversário durante confronto entre Vasco e ABC pela Copa do Brasil – Daniel Ramalho/Vasco

Afinal, o uruguaio foi líder de desarmes no Carioca, com 30, todos certos, o que demonstra ser um lateral completo. Na festa de encerramento, recebeu também o prêmio de melhor jogador em sua posição na competição.

Paulo Henrique é a outra opção pela direita, mas ainda não teve muitas oportunidades. Até o momento, o camisa 96 jogou apenas na derrota por 2 a 0 para o Athletic, em amistoso que ocorreu em São Januário. Ele está emprestado pelo Atlético, onde teve curta passagem (apenas três partidas). Porém, se destacou nas últimas temporadas pelo Juventude, tanto que chamou a atenção do Galo, mas não teve sequência.

Paulo Henrique em sua apresentação no Vasco – Reprodução / Vasco TV

Lateral esquerda

Na esquerda, Lucas Piton, que alternava a titularidade com Fábio Santos no Corinthians, é o dono da posição no Vasco. Assim,  ao lado do zagueiro Léo foi a segunda peça mais utilizada do elenco por Barbieri. No caso, ele esteve presente em 12 dos 15 compromissos do Cruz-Maltino na temporada.

Lucas Piton durante sessão de treinos – Daniel Ramalho/Vasco

O camisa 36 vem demonstrando ser importante para a construção de jogadas da equipe. Isso porque já anotou um gol e deu duas assistências em 2023. Por sinal, foi o segundo atleta com mais cruzamentos certos no estadual, com 23. Aliás, foi o melhor dos laterais neste quesito, já que o líder da lista foi o atacante Árias, do Fluminense.

Paulo Victor é uma das contratações da época da Série B que ainda permanece no elenco. Mesmo na condição de reserva, é uma das opções mais acionadas pelo treinador, já que ele disputou oito dos 15 compromissos da equipe.

Paulo Victor em sua apresentação como jogador do Vasco em São Januário – Daniel Ramalho / CRVG

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários