A conquista inédita da Copa do Brasil Sub-20 foi a grande cereja do bolo de uma temporada em que o Vasco mostrou mais uma vez a competência de sua “Base Forte” – como as categorias de formação do clube costumam ser chamadas em São Januário. Campeão estadual em dezembro diante do Botafogo, o Cruz-Maltino começou 2021 fazendo a festa. O gol do título saiu aos 47 minutos do segundo tempo, com Caio Eduardo.

Jogadores do Vasco comemoram um dos gols no empate contra o Bahia – Rafael Ribeiro/Vasco – Rafael Ribeiro/Vasco

Meia de formação, ele entrou em campo para atuar pelo lado esquerdo aos 43, quando a partida se encaminhava para os pênaltis e quatro minutos depois, apesar do pouco ângulo, acertou um lindo chute para decretar o empate por 3 a 3 com o Bahia na Colina Histórica, resultado suficiente para assegurar o título, já que os vascaínos venceram por 2 a 1 na ida em Salvador.

“Sou muito grato a Deus e ao professor Siston. A felicidade é imensa por decidir um título importante como esse com o Vasco. Espero ter deixado uma boa impressão e que ele (Vanderlei Luxemburgo) possa me dar uma oportunidade no profissional”, disse Caio Eduardo, deixando claro que espera conquistar uma chance no time de cima.

Gabriel Pec, que já atuou no profissional e pediu para retornar ao sub-20, teve uma atuação de gala. O camisa 11 teve movimentação intensa pela direita, por vezes centralizado, e foi considerado o melhor jogador em campo.

“Título inédito e muito importante. Fizemos história. Vamos curtir agora”, vibrou o meia-atacante, que foi lançado no profissional em 2019 justamente por Luxemburgo.

Outro que também tinha motivos de sobra para comemorar o sucesso na temporada foi o técnico Diogo Siston. Auxiliar até outubro, foi promovido com a ida de Alexandre Grasseli para a comissão técnica permanente do profissional. Assumiu o comando do sub-20 e conquistou dois troféus em três meses de trabalho.

“Quando eu jogava era mais tranquilo. Mas o trabalho foi coroado, com muita luta de todos os jogadores, que são os principais responsáveis por esse título”, destacou Siston.

O time sub-20 entra em recesso a partir desta terça-feira (5), e os atletas receberão alguns dias de folga. O Vasco aguarda agora a definição do campeão brasileiro da categoria para decidir o título da Supercopa do Brasil. A data ainda não foi definida.

Além de Pec, que leva vantagem por ser bem conhecido por Luxemburgo, o volante Caio Lopes e os meias João Pedro e Laranjeira estouraram a idade e se despedem do sub-20. Tudo indica que o trio deve ser observado de perto pelo “Pofexô” nos treinos do time profissional.

Comentários