Por causa do apertado calendário do futebol nacional, o Campeonato Carioca de 2021 terá apenas 15 datas e um novo regulamento, que também será usado na edição de 2022. Dirigentes da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e dos clubes participantes se reuniram na tarde desta segunda-feira (28), presencialmente, na sede da entidade, no bairro do Maracanã, Zona Norte do Rio. Curiosidade: os dirigentes foram submetidos a testes rápidos de Covid-19 e o representante da Portuguesa foi proibido de participar do encontro depois de testar positivo.

A fase seletiva será disputada de 16 de janeiro a 25 de fevereiro com a participação de America, Americano, Cabofriense, Friburguense, Nova Iguaçu (campeão da Série B1) e Sampaio Correa (vice-campeão). Os dois primeiros se classificam para a fase principal.

O Campeonato Carioca terá 12 participantes, no qual todos se enfrentarão em turno único, em 11 rodadas, começando no dia 28 de fevereiro. Os quatro primeiros colocados fazem as semifinais, em jogos de ida e volta. A decisão também será em dois jogos. A tabela será definida por meio de sorteio, a ser realizado na primeira semana de janeiro.

A Taça Guanabara será concedida ao clube que terminar em primeiro lugar no turno único. Já a Taça Rio será disputada pelos times que encerrarem a disputa entre o 5º e 8º lugares.

Comentários