A CBF está prestes a lançar a quarta versão do Guia Médico de Sugestões Protetivas contra Covid-19. E a grande novidade é que a partir de 1º de julho não será mais exigida a realização de testes de Covid-19 em jogos de competições nacionais. Os clubes passarão a ser responsáveis pela diligência, para fins de autocontrole. Além de terem de arcar com os custos, estes precisarão comunicar à entidade qualquer novo caso em seus elencos.

Darlan durante teste de Covid-19 no Grêmio. Jogador foi emprestado ao Juventude – Lucas Uebel / Grêmio

A versão mais recente até então é a de janeiro de 2022. Nela, a entidade exigia o comprovante de vacinação à sua comissão médica assim como a realização de testes para a temporada atual. Cabe lembrar que o primeiro guia da CBF é de junho de 2020, com uma primeira atualização em maio do ano passado.

+ Em janeiro, CBF voltou a endurecer teste de Covid após explosão de casos

A CBF aguarda mais informações dos clubes, que têm até o dia 30 deste mês para informar quantos atletas estão com a terceira dose em dia. Estão liberados para jogar apenas aqueles submetidos a segunda dose da vacinação ou dose única, dependendo da fornecedora. Por mais que ainda não tenha vetado jogadores sem a terceira dose, o novo guia fará recomendação da mesma. A CBF segue avaliando se a exigência desta dose de reforço constará no documento.

Chefe da comissão médica e coordenador do protocolo nacional da CBF, Jorge Pagura se reuniu com mais de 70 médicos de clubes das Séries A a D do Brasil em que afirmou entender as modificações como uma “flexibilização controlada” mediante a redução de internações moderadas ou graves. Ele também informou aos profissionais que a entidade fará o monitoramento dos novos casos, motivo pelo qual se torna crucial a responsabilidade dos clubes.

Prova disso é o fato de o questionário epidemiológico, um dos itens do protocolo de Covid-19 da CBF, também ser transferido aos clubes. Contudo, a recomendação é para que haja continuidade na pesquisa com jogadores a fim de contribuir para o bom andamento das medidas de combate ao vírus.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Comentários