Com o Campeonato Brasileiro chegando ao seu fim, alguns dos times já sabem quais foram seus resultados na competição e praticamente só cumprem tabela na última rodada. É o caso de Ceará e Botafogo, que não tem maiores ambições no campeonato e se enfrentam, nesta quinta-feira (25), na Arena Castelão, na despedida de ambos no Brasileirão 2020. O Ceará, já classificado para a Sul-Americana e somente por conta de saber sua final posição na edição do torneio (pode ser entre nono e 13º), já deu férias a boa parte de seus jogadores. O Botafogo, por sua vez, aproveitou o lado positivo de ser rebaixado com quatro rodadas de antecedência e já deu início à sua reformulação visando a Série B 2021.

Como vem o Ceará

Com vaga garantida na Copa Sul-Americana, o Ceará já deu férias antecipadas a jogadores como Fabinho, Fernando Sobral, Luiz Otávio, Tiago Pagnussat, Bruno Pacheco e Cléber, titulares do técnico Guto Ferreira ao longo da temporada. Já outros importantes atletas como Klaus, Vina e Léo Chú devem ir a campo para a despedida de 20/21. Por mais que a vaga no torneio continental esteja garantida, o Ceará pode confirmar sua melhor campanha na história dos pontos corridos.

A melhor participação do Vozão data de 2010, quando terminou em 12º. Atualmente nesta mesma colocação, a equipe pode terminar até em nono lugar dependendo dos resultados da rodada. Para isso, precisa fazer mais pontos do que Red Bull Bragantino (x Grêmio), Corinthians (x Inter) e Athletico-PR (x Sport).

Vina - Ceara
Vina foi o melhor jogador do Ceará na temporada. Foto: Felipe Santos/CearaSC.com

Como vem o Botafogo

Rebaixado desde a 34ª, o Botafogo iniciou logo após o descenso sua reformulação para a temporada. Ciente de que os valores arrecadados em 2021 serão muito menores do que nos anos anteriores, a diretoria contratou um Executivo de Futebol (Eduardo Freeland) e deu início à uma gigantesca mudança no elenco. Com isso, a partir da 35ª rodada, muitos jovens atletas começaram a ser utilizados, o que deve se repetir contra o Ceará.

É possível que o técnico Lucio Flavio, que fará sua despedida do comando interino do Fogão, repita a escalação que venceu o São Paulo na última segunda-feira (22), pela penúltima rodada do Brasileirão. Jovens jogadores como Sousa, Hugo, Kayque, Warley Ênio e Rafael Navarro ganharam elogios, permanecendo, assim, na equipe titular. Após este jogo, é a vez de Marcelo Chamusca assumir os trabalhos no comando técnico do Botafogo para a próxima temporada.

Botafogo x São Paulo - Vítor Silva/BFR
Goleiro Diego Loureiro e zagueiro Sousa fizeram boa partida contra o São Paulo. Arqueiro até pegou pênalti. Foto: Vitor Silva/Botafogo.

CEARÁ  X BOTAFOGO – 38ª RODADA DO BRASILEIRÃO

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data/Hora: Quinta-feira, 25/02/2021, às 21h30 (de Brasília)

CEARÁ: Richard; Eduardo, Klaus e Gabriel Lacerda, Kelvyn; Charles, Pedro Naressi, Vina; Léo Chú, Lima e Felipe Vizeu. Técnico: Guto Ferreira

BOTAFOGO: Diego Loureiro; Kevin, Marcelo Benevenuto, Sousa e Hugo; Kayque, Luiz Otávio, Warley e Bruno Nazário; Ênio e Rafael Navarro. Técnico: Lucio Flavio

Árbitro: Raphael Claus (SP/FIFA)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP/FIFA) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)

Onde assistir: Somente Premiere

Comentários