Flamengo de Rogério Ceni ou Internacional de Abel Braga? Neste domingo (21/2), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, os dois times fazem a última das “finais antecipadas” desta edição do Campeonato Brasileiro. Apresentados, curiosamente, no mesmo dia (10/11/2020), os treinadores, separados por apenas um ponto na tabela, apresentam semelhanças, já apontadas pela reportagem do Jogada10, e diferenças significativas no retrospecto.

No choque válido pela penúltima rodada da competição nacional, o Colorado de Abelão tem a favor a chance de colocar um ponto final na competição e encerrar um jejum de 41 anos, claro, se vencer o rival. Em caso de empate, os gaúchos levam a vantagem de um ponto para a última rodada (contra o Corinthians, no Beira-Rio). Já o Flamengo, comandado por Ceni, chegará à jornada derradeira (contra o São Paulo, no Morumbi), no melhor cenário possível, com dois pontos à frente dos gaúchos, em caso de triunfo. O Tricolor Paulista, por sua vez, ainda se apega ao 1% e torce por uma combinação milagrosa.

Compare, abaixo, os números dos dois treinadores:

ROGÉRIO CENI

Retrospecto geral

20 jogos
10 vitórias
5 empates
5 derrotas
35 gols marcados
23 gols sofridos

Aproveitamento de 58,3%

Eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil (São Paulo) e nas oitavas de final da Copa Libertadores (Racing-ARG)

No Brasileiro

16 jogos
10 vitórias
3 empates
3 derrotas
32 gols marcados
16 gols marcados

Aproveitamento de 68,7%

ABEL BRAGA

Retrospecto geral

16 jogos
12 vitórias (11 seguidas)
1 empate
3 derrotas
27 gols marcados
12 gols sofridos

Aproveitamento de 77%

Eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil (América-MG) e nas oitavas de final da Copa Libertadores (Boca Juniors-ARG)

No Brasileiro

13 jogos
10 vitórias (nove seguidas)
1 empate
2 derrotas
25 gols marcados
11 gols sofridos

Aproveitamento de 79,4%

Duelo de opiniões

Flávio Almeida, editor e colunista do Jogada10

O trabalho de Abel Braga no Internacional é melhor do que o de Ceni no Flamengo. Abel teve que superar a descrença com relação à sua contratação e ainda teve que montar praticamente um time do zero. Com a saída do Coudet, o Inter perdeu completamente a identidade. Abel precisou de um tempo para achar o time ideal e colocar nos trilhos. Outro ponto de comparação é sobre a qualidade dos elencos. O Inter não tem um elenco igual ao do Flamengo e se o time hoje está na liderança do Brasileiro é mérito total do Abel.

Leonardo Pereira, editor e colunista do Jogada10

Há uma diferença que pesa a favor do treinador rubro-negro. Rogério Ceni não contou com a mesma paciência que o torcedor colorado teve com Abel Braga por ser um estranho no ninho. Ao longo das rodadas, mostrou um crescimento nítido nos jogos contra Grêmio, Palmeiras e Red Bull Bragantino. Foi desafiado a entender os mecanismos do clube mais popular do Brasil e parece estar decodificando alguns sinais. Abelão já bateu no teto nesta temporada. Ceni ainda pode trilhar um caminho vitorioso no Flamengo.

Comentários