-

A Liga dos Campeões da Europa pode conhecer mais um classificado às oitavas de final. O Barcelona recebe o Benfica, nesta terça-feira, às 17h, no Camp Nou, em jogo válido pela 5ª rodada do Grupo E, e precisa de uma vitória para garantir a classificação antecipada. Por outro lado, os portugueses buscam os três pontos para assumir o segundo lugar e chegar na última rodada dependendo apenas de si. No outro jogo do grupo, o já classificado Bayern de Munique tenta superar uma crise interna e visita o Dinamo de Kiev.

Confira a classificação da Liga dos Campeões da Europa 

Benfica reencontra o Barcelona após vitória por 3 a 0 na Liga dos Campeões – David Ramos/Getty Images

No último encontro entre as equipes, o Benfica atropelou o Barcelona por 3 a 0, no Estádio da Luz, em Lisboa, e encerrou um jejum de 60 anos contra o time catalão. Darwin Núñez, duas vezes, e Rafa Silva, marcaram os gols da vitória. Entretanto, muita coisa mudou desde o último duelo. No Barça, por exemplo, Ronald Koeman deu lugar à Xavi, que tenta recuperar a moral da equipe.

Ex-jogador e ídolo do Barcelona, Xavi já tem uma decisão no seu segundo jogo no comando da equipe. Após vencer o Espanyol por 1 a 0, na estreia, o treinador precisa de uma nova vitória para confirmar a classificação do Barça às oitavas. Em caso de tropeço, no entanto, o futuro seria decidido na última rodada, contra o Bayern de Munique, fora de casa, enquanto o Benfica encara o Dinamo de Kiev, em Lisboa.

“O que tenho visto nos treinos é positivo. Ritmo, intensidade… Já temos isso. Temos jogadores jovens com muito entusiasmo, mas vamos precisar da torcida. Esse positivismo recente em torno do clube tem que ser transformado em resultados. Vamos tentar ter a bola, criar oportunidades, não especular, pressionar alto e jogar no campo adversário. Acreditamos que assim é mais fácil chegar aos resultados”, disse Xavi.

Xavi orienta o zagueiro Pique durante a sua estreia como técnico do Barcelona – David Ramos/Getty Images

Com vaga garantida, Bayern cumpre tabela e tenta espantar crise interna

Já classificado para as oitavas de final, o Bayern de Munique visita o Dinamo de Kiev, também nesta terça, às 14h45. O time ucraniano têm chances remotas de classificação. Para avançar de fase, precisaria vencer os próximos dois jogos e torcer por um empate entre Barcelona e Benfica, além de torcer também por uma derrota de ambos na última rodada.

Na véspera da partida contra o Dinamo de Kiev, o Bayern tenta driblar uma crise interna. Com a Alemanha retornando à quarentena em razão do aumento de casos de Covid-19 no país, a vacinação voltou a ser pauta. Entretanto, cinco jogadores se negaram a vacinar: Kimmich, Gnabry, Cuisance, Musiala e Choupo-Moting. Com isso, o clube ameaça reduzir o salário dos atletas, com base na lei do estado da Baviera.

Para piorar a situação, o Bayern de Munique chega de derrota no Campeonato Alemão. No último fim de semana, os Bávaros perderam para o Augsburg, por 2 a 1, pela 12ª rodada. Por outro lado, o Dinamo de Kiev chega embalado com uma goleada de 6 a 0, que lhe rendeu a liderança do Campeonato Ucraniano.

Lewandowski lamenta derrota do Bayern de Munique diante do Augsburg – Sebastian Widmann/Getty Images

Confira os jogos da 5ª rodada:

TERÇA-FEIRA (23/11)

14h45 – Dinamo de Kiev x Bayern de Munique

17h – Barcelona x Benfica

Comentários